quarta-feira, 19 de maio de 2010

Jogos Cooperativos

Os jogos cooperativos nasceram milhares de anos atrás, quando membros das comunidades tribais se reuniam para celebrar a vida em volta de uma fogueira, de acordo com, Orlick, 1989.

Na educação física o esporte aparece com maior amplitude, levando em consideração que o esporte é competitivo;

Segundo
Soler, 2006, "A educação fisica tem uma relação muito forte com a competição por causa do esporte, já os jogos são um dos elementos mais utilizados, porem se ministrado de uma forma competitiva ele pode acabar excluindo alunos".

Quando aplicados a partir do cooperativismo são um escape dessa realidade assim nos desvencilhando da competitividade do mundo em que vivemos.

"A sociedade capitalista é competitiva valoriza o individualismo e orienta que a produtividade tem na competição o único caminho". Correia, 2006

O uso de jogos cooperativos na pratica pedagógica, possui benefícios coletivos, e individuais.

Para o coletivo trabalha o grupo, assim expandindo relações amistosas levando à reflexão, e rompendo os muros das escolas levando a uma mudança social, intervindo na realidade, fora do âmbito escolar.

Como também trabalha no individual de cada aluno, sua inclusão ao grupo, o prazer de fazer parte de um grupo auto-estima, confiança, respeito mútuo comunicação, entusiasmo, e suas relações sociais e participação mais efetiva.

Brotto, 2001, faz menção a respeito dos benefícios coletivos e individuais dos jogos cooperativos.

"Os jogos cooperativos são formas de compartilhar, e unir pessoas, despertar a coragem para assumir riscos, tendo pouca preocupação com o fracasso e o sucesso.
Eles reforçam a confiança pessoal e intrapessoal, uma vez que ganhar e perder são apenas referencias do aperfeiçoamento de todos".

Jogos cooperativos são dinâmicos de grupos que tem por objetivo, em primeiro lugar despertar a consciência de cooperação, mostrar que a cooperação é uma alternativa possível e saudável no campo das relações sociais; em segundo lugar, promover efetivamente a cooperação entre as pessoas, na exata medida em que os jogos são eles próprios experiências cooperativas. Barreto apund Soler, 2003 pg, 21

Essas atividades apresentam valores que surgem perante a cooperação como, a ajuda mutua integração, inclusão respeito ao companheiro, visão do grupo como um todo visando à valorização do coletivo.

“como na vida, uma das únicas garantias que podemos ter em Jogos Cooperativos é a incerteza dos resultados, da ousadia das tentativas e da aventura da descoberta de si mesmo e dos outros. Apenas uma certeza é possível: a certeza de estarmos todos no mesmo jogo... Juntos”. BROTTO (2001, p.105) em relação as atividades no contexto omissão ,cooperação e, competição.

O termo
fair-play se faz presente nos jogos cooperativos.

Fair-play significa jogo limpo, a busca da ética e moral no esporte. O cooperativismo é uma forma de jogo limpo, pois não há a necessidade de trapacear, todos estão juntos buscando o mesmo objetivo a integração, interação, inclusão e diversão.

Vloet, (2006) entende fair-play como, não apenas uma pratica desportiva com honestidade como também valores como saúde e a integração social. Contudo a maior finalidade do fair-play não é o desporto como instrumento para promoção de valores, mas antes alcançar uma pratica desportiva moderadamente sã.

No intuito de desenvolver os jogos cooperativos, organizamos três atividades de cooperação:


1 - Interação e Cooperação >>>
A Dança do Tapete.

Regras: Os participantes terão de se manter em pé em tapetes que serão retirados toda vez que a música parar, eles dançarão em volta dos tapetes até que a musica pare, neste momento ele terão de correr e ficar em cima do tapete. O intuito da brincadeira é promover a cooperação entre os indivíduos, pois dado o momento em que a quantidade de tapetes for diminuindo, o espaço também será e estes terão de ser ajudar para conseguir que a maior quantidade de participantes permaneça até restar apenas o ultimo tapete.

Nesta dinâmica trabalhamos tempo de reação, noção de espaço, respeito ao corpo do companheiro, além de integração, e socialização.


2 - Competição e Cooperação
>>> Corrida com Bexigas.

Regras: Duas equipes formadas por meninos e meninas têm que levar bexigas cheias de ar ou água comprimindo entre o abdome de 2 membros do time que tem que atravessar a quadra para que a próxima dupla colega também pegar as bexigas sem a ajuda das mãos. Bexigas pelo abdômen e testa também são utilizados para aumentar o grau de dificuldade. Caso um time ganhe mais que o outro pode haver uma reorganização para que o jogo fique mais equilibrado

Essa atividade desenvolve a capacidade de interação, nela todos os participantes irão interagir e o movimento do parceiro será influenciado pelo movimento do outro.

O grupo compreende o cooperativismo uma manifestação de contribuição, para a maior autonomia do aluno, sendo mais reflexivo, e participativo.


3 - Inclusão e Cooperação >>> Futebol adaptado para deficientes.

Regras: Os participantes serão vendados e ficarão sentados na quadra vendados dos dois lados da quadra, um participante ficara no meio (sem vendas) e ira orientar os que estão vendados para qual lado deverão se locomover para evitar que a bola que será rolada pelo participante que estará em sua frente passe pelo gol. A pontuação será marcada toda vez que a bola ultrapassar as linhas de fundo. A bola não poderá ser arremessada apenas rolada.

Esse jogo promove a confiança no outro, pois ele ira conduzir, o parceiro para a direção correta, essa atividade é de inclusão e pode ser ministrada para deficientes visuais, e físicos assim promovendo a inclusão e integração dos mesmos na sociedade e entre si.

Referências Bibliográficas

Jogos cooperativos nas aulas de educação física. (Marechal Cândido Rondon)
Jogos cooperativos: Se o importante é competir, o fundamental é cooperar.
(Brotto, F. O. 2000)
Jogos cooperativos para educação infantil. (Soler R. 2003)
Trabalhando com jogos cooperativos. (Correa M. M. 2006)

www.edfeportes.com