terça-feira, 17 de agosto de 2010

História da Copa do Mundo FIFA

A Copa do Mundo de Futebol da FIFA iniciou em 1928, quando Jules Rimet decidiu criar um torneio internacional. A primeira competição ocorreu em 1930, tendo a participação de 13 equipes convidadas. Com o crescimento da competição, hoje é necessário passar por uma etapa classificatória de dois anos de duração, que conta com a participação de aproximadamente duzentas seleções de países, para participar do campeonato. O lugar que foi realizado a primeira copa em 1930 foi no Uruguai e a seleção de casa ganhou!

A primeira partida internacional de futebol ocorreu em 1872 entre Inglaterra e Escócia. Nessa época, o futebol raramente era praticado fora do Reino Unido. O início da expansão do futebol internacional se deu com a criação da FIFA, em Maio de 1904, então formada por sete países do continente europeu. Com a crescente popularidade, o futebol participou dos Jogos Olímpicos de Verão de 1900, 1904 e 1906 como um esporte de demonstração, sem direito à medalhas, sendo oficialmente introduzido nos Jogos Olímpicos de Verão de 1908.

Organizado pela Federação Inglesa de Futebol, o evento somente era disputado por atletas amadores e era considerada uma competição menor dentro dos Jogos Olímpicos. A seleção amadora da
Inglaterra foi campeã em 1908 e 1912.

A FIFA tentou organizar um torneio entre seleções fora do contexto olímpico em 1906, na Suíça, mas a tentativa fracassou. Como os Jogos Olímpicos eram disputados somente por equipes amadoras, as competições envolvendo equipes profissionais começaram a aparecer. Em
1908, foi realizado em Turim, Itália, o Torneo Internazionale Stampa Sportiva e, no ano seguinte, Sir Thomas Lipton organizou o Troféu Sir Thomas Lipton, também realizado em Turim. Ambos os torneios foram disputados apenas por clubes, cada qual de um país diferente.

Por não terem sido disputados por seleções, não são considerados antecessores diretos da Copa do Mundo, apesar do Troféu Sir Thomas Lipton ser citado algumas vezes como a primeira Copa do Mundo de Futebol, sendo que o seu predecessor é quase sempre ignorado por ser menos conhecido.

Em
1914, a FIFA reconheceu as competições de futebol dos jogos olímpicos como campeonatos mundiais de futebol amador, e passou a ficar responsável pela organização do evento. Isso possibilitou a oficialização do futebol nos Jogos Olímpicos de Verão de 1920, onde o torneio foi vencido pela Bélgica.

O
Uruguai foi campeão em 1924 e 1928, ano em que a FIFA decidiu organizar seu próprio campeonato. Devido aos dois títulos olímpicos e à comemoração do centenário da independência, o Uruguai foi eleito sede da primeira Copa do Mundo.

A primeira Copa do Mundo Oficial

Países participantes da primeira Copa do Mundo FIFA

O comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Verão de 1932 não queriam incluir o futebol na competição, devido à sua baixa popularidade nos Estados Unidos. A FIFA e o Comitê Olímpico Internacional também divergiam a respeito da definição de "atleta amador" e, então, o futebol ficou fora dos jogos.

Então, o francês
Jules Rimet criou a primeira Copa do Mundo, em 1928, após ter assumido o comando da instituição mais importante do futebol mundial: a FIFA (abreviação de Federation International Football Association).

A competição foi realizada em 1930, no Uruguai, convidando um grupo de visionários administradores futebolísticos franceses, liderado na década de 1920 pelo inovador Jules Rimet, que teve a ideia original de juntar as melhores seleções de futebol do mundo para lutar pelo título de campeões mundiais.

A taça de ouro original levou o nome de Jules Rimet e foi disputada três vezes nos anos de 1930, antes da
Segunda Guerra Mundial interromper o campeonato por doze anos. Foram escolhidas treze seleções previamente selecionadas pela FIFA para participar do evento sem disputa de eliminatórias.

As treze equipes foram sete da América Latina (Uruguai, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Peru), quatro da Europa (Bélgica, França, Iugoslávia e Romênia) e duas da América do Norte (México e Estados Unidos).

A escolha do Uruguai como sede constituía um obstáculo à participação de equipes europeias, devido a longa jornada através do Oceano Atlântico, à época realizada
em navios. A Seleção Uruguaia sagrou-se campeã e pode ficar, por quatro anos, com a taça Jules Rimet.

Formato de cada campeonato

O número de equipes, bem como o formato final de cada torneio têm variado consideravelmente ao longo dos anos. Na maioria dos torneios, é composto por um round-robin seguido de uma fase única de eliminação (mata-mata).
- 1930: Uma fase de grupo, seguida por uma fase de elimiação com um jogo contando com 4 equipes (os vencedores do grupo; note que não houve decisão de 3º lugar)
- 1934-1938: Eliminação do torneio em um jogo; estes foram os únicos torneios sem uma fase de grupos.
- 1950: Um grupo-fase de início, seguido por outra fase de grupos com quatro times (os vencedores de cada fase); este é o único torneio sem um jogo oficial final.
- 1954-1970: Uma fase de grupos, seguida de uma fase de eliminação com oito times (os vencedores e vice-colocados de cada chave).
- 1974-1978: Uma fase de grupos, seguida por uma segunda fase de grupos com 8 equipes (os vencedores e vice-colocados de cada chave), seguida pela final (os vencedores disputam a final, os vice-colocados o 3º lugar).
- 1982: Uma fase de grupos inicial, seguida por outra fase de grupos com doze times (vencedores e segundos colocados de cada chave), seguida por semifinais e final (com os vencedores da segunda etapa).
- 1986-1994: Uma fase de grupos, seguida por uma fase de eliminação com 16 equipes (os vencedores, segundo colocados e melhores terceiros colocados de cada chave).
- 1998-presente: Uma fase de grupos, seguida por uma fase direta de eliminação com 16 equipes (os vencedores e segundo-colocados).

Federação Internacional de Futebol

FIFA (Fédération Internationale de Football Association)
Sede - Zurique, Suíça.
Lema - "For the game. For the world." ("Pelo jogo. Pelo mundo.")
Tipo - Desportiva
Sede - Zurique, Suíça
Membros - 208 federações nacionais
Línguas oficiais - alemão, espanhol, francês, inglês
Fundação - 21 de Maio de 1904 (106 anos)
Presidente - Joseph Blatter
Organização - Julio Grondona (Vice-presidente Executivo e Presidente Financeiro)
Sítio oficial - www.fifa.com

A Federação Internacional de Futebol Associado (do francês: Fédération Internationale de Football Association), mais conhecida pelo acrônimo FIFA, é a instituição internacional que dirige as associações de futebol, o esporte coletivo mais popular do mundo.

Filiada ao COI, a
FIFA foi fundada em Paris em 21 de maio de 1904 e tem sua sede em Zurique na Suíça. A referência ao Football Association, decorre ao fato de na época de sua fundação existirem duas vertentes do futebol, uma controlada pela Football Association e outra controlada pela Rugby Football Union (que no futuro passaria a ser o rugby atualmente).

Ao todo possui
208 países e/ou territórios associados. Com esse número, é a instituição internacional que possui a segunda maior quantidade de associados, inclusive mais associados do que a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Comitê Olímpico Internacional (COI), que possuem, ambos, 192 membros cada. A Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) possui 212 membros.

Regras do jogo
As regras do futebol que governam o jogo não são apenas de responsabilidade da FIFA. Existe um comité chamado International Football Association Board (IFAB) que discute e pondera a regras do futebol. A FIFA é representada por quatro dirigentes (50% do comité), que tem ainda como representantes Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. O atletismo tem 212 países federados, segundo a IAAF e o futebol tem 208 segundo a FIFA.

Confederações
Em conjunto com a FIFA trabalham seis confederações continentais, que organizam competições na sua área de atuação, seguindo as especificações da FIFA.
CONMEBOL (América do Sul)
CONCACAF (América do Norte, América Central e Caribe)
UEFA (Europa)
AFC (Ásia)

CAF (África)
OFC (Oceania)

Competições
A FIFA organiza várias competições e, apesar de todas serem reconhecidas pela entidade, só algumas fazem parte do calendário oficial.
- Futebol
Copa do Mundo FIFA
Copa do Mundo de Clubes da FIFA
Copa das Confederações
Copa do Mundo de Futebol Feminino
Mundial Sub-20
Mundial Sub-17
- Futsal
Copa do Mundo de Futsal
- Futebol de areia
Copa do Mundo de Futebol de Areia

Prêmios
Anualmente a FIFA faz uma cerimónia onde apresenta o jogador eleito o melhor do ano.

Em
2004, a entidade, em comemoração ao seu centenário, organizou um jogo entre Brasil e França, os dois países mais bem sucedidos nas suas competições na última década. Além deste jogo, a entidade também promoveu a elaboração de uma lista com os 100 maiores jogadores da história da entidade, chamada FIFA 100.

Em
2010, a FIFA anunciou a unificação do prêmio para melhor jogador de futebol do mundo com o mesmo título, Ballon d'Or, cedido pela revista francesa France Football.

Comissões permanentes e órgãos executivos da entidade
Bureau Copa Mundial da FIFA
Bureau Goal
Centro de Avaliação e Investigação Médica da FIFA
Comissão das Associações
Comissão de Apelação
Comissão de Árbitros
Comissão de Assuntos Legais
Comissão de Auditoria Interna
Comissão de Estudos Estratégicos
Comissão de Ética e Desportividade
Comissão de Finanças
Comissão de Futebol
Comissão de Futebol Feminino e da Copa Mundial Feminina da FIFA
Comissão de Futsal e de ‘’Beach Soccer’’
Comissão de Medicina Desportiva
Comissão de Meios Informativos
Comissão Disciplinar
Comissão do Estatuto do Jogador
Comissão Organizadora da Copa do Mundo da FIFA
Comissão Organizadora da Copa FIFA das Confederações
Comissão Organizadora da Copa Mundial de Clubes da FIFA
Comissão Organizadora da Copa Mundial Sub-17 da FIFA
Comissão Organizadora da Copa Mundial Sub-20 da FIFA
Comissão Organizadora das Copas Mundiais Femininas Sub-20 e Sub-17 da FIFA
Comissão Organizadora dos Torneios Olímpicos de Futebol
Comissão Técnica e de Desenvolvimento
Comitê de Urgência
Comitê Executivo
Conselho de Mercado Técnico e Televisão
Grupo de trabalho FIFA para os clubes
Subcomissão de Controle de Doping

Curiosidades sobre a História da Copa do Mundo de Futebol
- O recorde de gols numa mesma Copa é do francês Fontaine com 13 gols (marcados na Copa de 1958). Já o recorde geral da História de todas as Copas é do brasileiro Ronaldo com 15 gols.
- O Brasil é o único país que participou de todas as Copas do Mundo;
- O Brasil é o país com mais títulos conquistados: total de cinco;
- A Itália foi quatro vezes campeã mundial. A Alemanha foi três vezes, seguida das bi-campeãs Argentina e Uruguai. Inglaterra e França possuem apenas um título cada;
- A Copa do Mundo é o segundo maior evento esportivo do planeta;
- As Copas do Mundo da França (1998) e Japão / Coréia do Sul (2002) foram as únicas que tiveram a participação de 32 seleções. A Copa do Mundo da Alemanha 2006 e Africa do Sul (2010) tiveram o mesmo número de seleções participantes.

Os campeões de todos os tempos
Uruguai (1930) / Itália (1934) / Itália (1938) / Uruguai (1950) / Alemanha (1954) / Brasil (1958) / Brasil ( 1962) / Inglaterra ( 1966) / Brasil (1970) / Alemanha (1974) / Argentina (1978) / Itália (1982) / Argentina (1986) / Alemanha (1990) / Brasil (1994) / França (1998) / Brasil (2002), Itália (2006), Espanha (2010).

Sugestões de leitura:
- Os 50 Maiores Jogos das Copas do Mundo - Paulo Vinicius Coelho, Panda Books
- Moderno Almanaque das Copas do Mundo - Gláucia Parreira, Yendis
- Copas do Mundo: Histórias e Estatísticas - Luiz Fernando Baggio Monclar, Axcell Books
- Brasil em Copas do Mundo - Barbosa Filho, Panoramas do Saber.

Os mascotes das copas
Desde a Copa do Mundo de 1966, cada Copa do Mundo de Futebol contou com um mascote. Este personagem serve para divulgar e representar de forma divertida e até informativa o grande evento de futebol mundial. Geralmente ele representa um ou mais aspectos importantes da cultura do país sede.
- Copa da Inglaterra de1966 - Willie, um leão
- Copa do México de 1970 - Juanito, um garoto com sombreiro
- Copa da Alemanha Ocidental de 1974 - Tip e Tap, dois jovens
- Copa da Argentina de 1978 - Gauchito, um menino
- Copa da Espanha de 1982- Naranjito, uma laranja
- Copa do México de 1986 - Pique, uma pimenta
- Copa da Itália de 1990- Ciao, um boneco
- Copa dos EUA de 1994 - Striker, um cachorro
- Copa da França de1998 - Footix, um galo
- Copa da Coréia do Sul e Japão de 2002 - Ato, Kaz e Nik, criaturas do futuro
- Copa da Alemanha de 2006 - Goleo VI e Pille, um leão e uma bola falante
- Copa da África do Sul de 2010 - Kazumi, um leopardo

Troféu
O Troféu da Copa do Mundo FIFA é um troféu de ouro dado aos ganhadores de cada edição da competição. Desde o advento da Copa do Mundo FIFA de 1930 houve dois troféus dados aos campeões.

A Taça
Jules Rimet era o prêmio original da Copa do Mundo FIFA. Originalmente nomeada de "Vitória", mas conhecida simplesmente como Taça do Mundo ou Coupe du Monde (em francês), foi oficialmente renomeada em 1946 em honra ao presidente da FIFA, Jules Rimet. Criado por Abel Lafleur, feito de ouro e liga de prata numa base azul de lápis-lazúli, medindo 35 cm e pesando 3.8 kg. Tinha a forma de uma taça octogonal, apoiado por uma figura alada representando Nique, deusa grega da vitória (em grego, Νίκη, Níkē).

Durante a Segunda Guerra Mundial o troféu ficou com a Itália. Ottorino Barassi, o vice-presidente da FIFA e presidente da Federação Italiana de Futebol, escondeu-a numa caixa de sapatos debaixo de sua cama temendo que ela fosse roubada pelos nazistas.

Contudo, a taça acabou sendo roubada duas décadas depois, durante uma exibição pública no Westminster Central Hall, Inglaterra, quatro meses antes da Copa do Mundo FIFA de
1966. A taça só foi encontrada sete dias depois, embalada num jornal numa cerca-viva de um jardim em South Norwood, Londres, por um cão chamado "Picles". Por uma medida de segurança a FA secretamente criou uma réplica da taça para ser usada nas celebrações pós-partida final. A réplica também foi usada em ocasiões subsequentes até 1970. A mesma foi vendida num leilão em 1997 por £254,500, comprada pela FIFA e depois exibida no Museu Nacional de Futebol em Preston.

A seleção brasileira ganhou o troféu pela terceira vez em 1970, ganhando por isso o direito da posse permanente. Contudo, a taça foi roubada em 1983 no Rio de Janeiro e nunca foi recuperada; acredita-se que os ladrões a tenham derretido para vendê-la. A Confederação Brasileira de Futebol então se autorizou de fazer uma réplica. A mesma foi criada por Eastman Kodak, que usou
1.87523 quilogramas (3.97 libras) de ouro, terminando-a em 1986.

Taça FIFA
O troféu que substituiu a Taça Jules Rimet foi a Taça FIFA, apresentada na Copa do Mundo FIFA de 1974. Criada por Silvio Gazzaniga e produzida por Milano Bertoni, mede 36,5 cm e é feita de 5 kg de ouro 18-quilates (75%) sólido com uma base (13 cm de diâmetro) contendo duas camadas de malaquita. A taça, que pesa 6,17 kg, tem duas figuras humanas segurando o planeta Terra.

A taça tem visivelmente gravada "Copa do Mundo FIFA" em sua base. O nome de cada país que tenha sua seleção que ganhou a Copa do Mundo FIFA, tem gravado seu nome na base da taça. Até o momento sete campeões foram gravados. Não se sabe ainda se a FIFA vai retirar a taça após todos os espaços para os países serem ocupados na base; isso só ocorrerá em 2038.

Ao contrário da taça Jules Rimet, a Taça FIFA não ficará em definitivo com nenhuma seleção mesmo que ganhe três campeonatos consecutivos ou cinco alternados. A taça poderá ser trocada quando forem ocupadas todas as placas com os nomes dos países campeões, assim sendo ela ficará em poder da FIFA.

Antes que isso aconteça, o campeão do torneio fica com o troféu por quatro anos e após isso recebe uma réplica da original.



Campeões
Taça Jules Rimet
Brasil - 1958, 1962, 1970
Itália - 1934, 1938
Uruguai - 1930, 1950
Alemanha Ocidental - 1954
Inglaterra - 1966

Taça do Mundo FIFA
Brasil - 1994, 2002
Alemanha Ocidental - 1974, 1990
Argentina - 1978, 1986
Itália - 1982, 2006
França - 1998
Espanha – 2010

Técnicos do Brasil em todas as Copas
O Brasil é o único pais do mundo que participou de todas as Copas do Mundo de Futebol. Apresentamos abaixo uma lista com o nome de todos os técnicos que dirigiram a seleção brasileira desde a Copa do Mundo de 1930 no Uruguai até a Copa da África do Sul de 2010.

1930 - Píndaro do Carvalho
1934 - Luís Vinhais
1938 - Ademar Pimenta
1950 - Flávio Costa
1954 - Zezé Moreira
1958 - Vicente Feola
1962 - Aimoré Moreira
1966 - Vicente Feola
1970 - Mário Jorge Lobo Zagallo
1974 - Mário Jorge Lobo Zagallo
1978 - Cláudio Coutinho
1982 - Telê Santana
1986 - Telê Santana
1990 - Sebastião Lazaroni
1994 - Carlos Alberto Parreira
1998 - Mário Jorge Lobo Zagallo
2002 - Luis Felipe Scolari
2006 - Carlos Alberto Parreira
2010 - Dunga
Países Sede
Copa de 1930 - Uruguai
Copa de 1934 - Itália
Copa de 1938 - França
Copa de 1950 - Brasil
Copa de 1954 - Suíça
Copa de 1958 - Suécia
Copa de 1962 - Chile
Copa de 1966 - Inglaterra
Copa de 1970 - México
Copa de 1974 - Alemanha Ocidental
Copa de 1978 - Argentina
Copa de 1982 - Espanha
Copa de 1986 - México
Copa de 1990 - Itália
Copa de 1994 - Estados Unidos
Copa de 1998 - França
Copa de 2002 - Japão e Coréia do Sul
Copa de 2006 - Alemanha
Copa de 2010 - África do Sul
Copa de 2014 - Brasil



- Bibliografia:


POIT, Davi Rodrigues – Organização de Eventos Esportivos, 3 ed.

- Filmes:
FIFA FEVER
A TAÇA DO MUNDO É NOSSA

- INTERNET:
Google
Wikipedia

terça-feira, 10 de agosto de 2010

A Origem dos Eventos

Evento é sinónimo de acontecimento ou de ação, como o deslocamento de pessoas a determinada localidade para assistir, participar ou palestrar determinado acontecimento.

Possivelmente, um dos mais antigos eventos da epopéia humana na terra tenha ocorrido há milhões de anos quando um primitivo grupo de humanos se reuniu para comemorar uma caça. Os eventos possuem suas origens na antiguidade e vivenciaram diversos períodos da história da civilização humana chegando até nossos dias.

O evento vem da capacidade do homem de criar, nasce da idéia, muitas vezes simples, e vai ganhando contornos chegando a atingir proporções internacionais. Hoje, é um veiculo de comunicação de forte apelo em todas as camadas sociais. É conceituado e amplamente aceito pela sociedade.

"a reunião caracteriza-se como o embrião de todos os tipos de eventos. Trata-se do encontro de duas ou mais pessoas, a fim de discutir, debater e solucionar questões sobre determinado tema relacionado com suas áreas de atividade".
(
MEIRELLES, 1999, pág.30).

Evento é um acontecimento previamente planejado, com objetivos claramente definidos. Tem um perfil marcante: esportivo, social, comercial, cultural, filantrópico, religioso, entre outros. Sua realização obedece a um cronograma e uma de suas metas é a interação entre seus participantes, público, personalidades e entidades.

Uma outra definição é: Evento é um conjunto de ações profissionais previamente planejadas, que segue uma seqüência lógica de preceitos e conceitos administrativos, com o objetivo de alcançar resultados que possam ser qualificados e quantitativos junto ao público alvo.

Provavelmente a existência do Evento tenha vindo da necessidade do homem se socializar com outras pessoas, viver em grupos, compartilhar emoções, comemorar vitórias, homenagear feitos memoráveis, entre outros.

Os eventos sempre fizeram parte da sociedade, desde as mais antigas até as atuais, reuniões nomeadas de eventos, com a finalidade de ampliar seus relacionamentos e o convívio em família, no trabalho, na escola ou no lazer, e de quebrar a rotina do dia a dia. De uma maneira geral, o evento tem uma característica básica - propiciar uma ocasião especial para o encontro de pessoas, que se reúnem com um objetivo específico.

O primeiro Evento registrado na história foram os Jogos Olímpicos da Antiguidade, realizados pela primeira vez em 776 A.C., em Olímpia, Grécia. Devido ao sucesso, o evento passou a ser realizado de quatro em quatro anos, durante mil anos, expandindo-se para outras cidades gregas. A mobilização das pessoas era tamanha que havia até trégua das guerras, muito comuns naquela época. Com o fim da era conhecida como Antiguidade, o evento foi suspenso até 1896, ano que marcou a primeira versão dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas.

O Carnaval é outro evento que surgiu na Antiguidade, em 500 A.C., com as Festas Saturnálias. Além de lazer, permitiam representações de desejos, esperanças e folclore das cidades greco-romanas.

O primeiro evento com caráter informativo aconteceu em 377 A.C., em Corinto, Grécia, e foi denominado Congresso.

Tratava-se de uma reunião de todos os delegados das cidades gregas para discutir questões de interesse público, a Era Antiga contribuiu para o embrião dos eventos de hoje, com a difusão do espírito de hospitalidade, de organização, da necessidade da infra-estrutura logística e segurança nas estradas.

A Idade Média, por sua vez, deu pouca importância aos eventos, sendo que 3 tipos deles marcaram aquela época: os de caráter religiosos, os teatrais e os de caráter comercial (feiras).

- O concílio – nome que se dá até hoje à reunião eclesiástica – era a reunião de membros do clero com o objetivo de estudar, debater e discutir temas relacionados à doutrina e aos dogmas da Igreja Católica.

- As representações teatrais – que deram origem ao teatro atual, foram produzidas visando quebrar a monotonia dos rituais da missa. A encenação de uma passagem bíblica facilitava a compreensão do público. Com o passar do tempo, o teatro religioso foi ganhando fama e atraindo pessoas. As Igrejas tornaram-se pequenas para sua apresentação. Daí, a encenação em ruas, praças públicas e anfiteatros.

- As feiras foram os eventos mais importantes da Idade Média e tinham o mesmo conceito das atuais – a exposição de produtos cultivados ou manufaturados pelos expositores, visando a conquista de clientes. A feira mais antiga data de 427, em Champagne, França.

A Revolução Industrial alterou completamente o quadro dos eventos – a economia manual foi substituída pela mecanizada, o vapor e outras fontes de energia substituíram o trabalho humano e animal, desenvolveram-se os meios de transportes e de comunicação. Toda essa evolução demandava estudos e pesquisas, acarretando o aparecimento dos eventos técnicos, ligados às ciências exatas e sociais, e científicos, ligados à área da saúde e da natureza.

Os avanços do século XX – meios de transporte, comunicação – foram a mola propulsora do desenvolvimento dos eventos, transformando-os em uma fonte econômica e social capaz de gerar empregos e movimentar a economia. Os macro ou megaeventos começam a se sobressair cada vez mais, destacando-se as Olimpíadas e a Copa do Mundo.

Tipos de Eventos

Os eventos podem ser classificados de acordo com os seguintes critérios:
-
Por Categoria: Institucional ou promocional.
- Por área de interesse: Esportivo, cultural, social, empresarial, educacional, turístico etc.
- Por Tipo: Congressos, convenções, palestras, feiras, conferências, tele-conferências, leilões etc.

É importante lembrar que devido à abrangência dos eventos, não devemos observar apenas esta classificação, mas também sua categoria e áreas de interesse. Quanto à classificação por categoria, (NETO. 1999, p. 25), retrata uma gama de eventos, podendo assim ser resumido: Eventos especiais, de participação, permanentes, esporádicos, únicos, de oportunidade, de massa, de nicho, promocionais de marca, promocionais de produtos e serviços, locais, regionalizados e globais.

Concurso - sua principal característica é a competição, podendo ser aplicado a diversas áreas, tais como: artística, cultural, desportiva, científica e outras. Deve ser coordenado por uma comissão organizadora que estabelecerá o regulamento, a premiação e o júri; se pela apresentação de um tema pré-determinado a um grupo pequeno, que já possui noções sobre o assunto. É coordenado por um moderador. Na palestra, os participantes podem intervir durante a exposição;

Inauguração - solenidade de curta duração com poucos discursos e que devem pautar-se pela objetividade, mostrando a importância do que está sendo inaugurado. Na inauguração fazem-se agradecimentos aos que colaboram;

Assembléia - Reunião da qual participam delegações representativas de grupos, estados, países etc. Sua característica principal é colocar em debate assuntos de grande interesse de grupos, classes ou determinadas regiões. O desenvolvimento dos trabalhos tem como peculiaridade à colocação das delegações em lugares pré-estabelecidos. As conclusões são submetidas à votação, transformando-se em recomendação da assembléia. Apenas as delegações oficiais têm direito a voto, o que não impede de serem aceitas inscrições de observadores interessados na matéria, mas que funcionem unicamente como ouvintes;

Debate - é a discussão entre dois oradores, onde cada um defende um ponto de vista, moderado por um coordenador. Pode ser aberto ao público ou transmitido por veículo de mídia, entretanto, nunca a platéia participa com perguntas.

Na realidade o mais importante destas classificações é ter a informação correta para se planejar um evento de acordo com o objetivo, por exemplo, se o objetivo é atrair pessoas para discutir um assunto de uma determinada área, chamar este encontro de conferência, ao invés de fórum, ou então não identificar a área de interesse, ou não saber distinguir um evento competitivo de um expositivo.

Os Eventos no Brasil

Em 1840 aconteceu, no Rio de Janeiro, o primeiro evento realizado em espaço especial – o Baile de Carnaval, no Hotel Itália. Era o início dos bailes de carnaval. Em 1922, aconteceu a Exposição Internacional do Centenário da Independência, no Palácio das Festas, Rio de Janeiro, tornando esse Estado o precursor dos eventos no Brasil e sendo essa Exposição o marco decisivo e inicial para a era atual dos eventos.

No entanto, o turismo de negócios e, conseqüentemente, o evento como produto da comunicação direta só é reconhecido pelo empresariado no Brasil a partir de meados da década de 60. O investimento no setor inicia-se e surgem as primeiras entidades de classe, objetivando consolidar o segmento – em 1977, a Associação Brasileira das Empresas de Eventos – ABEOC

“O ser humano sempre foi ávido por viver situações de descobertas e de grandes acontecimentos. Podemos verificar isso, desde a civilização antiga, em que encontramos os primeiros registros de deslocamentos de pessoas de uma localidade a outra, em que se reuniam para tratar de assuntos de interesses de todos. Os primeiros registros que indicaram esses deslocamentos, mais especificamente do turismo de eventos, foram nos primeiros Jogos Olímpicos da Era Antiga, datados de 776 a.C. O primeiro evento realizado, denominado congresso, aconteceu em 377 a.C., em Corinto. Esse congresso reuniu todos os delegados das cidades Gregas, que elegeram Felipe o generalíssimo da Grécia nas lutas contra a Pérsia.
Com a queda do império Romano, o triunfo do cristianismo e o estabelecimento de reinos germânicos em terras que haviam sido romanas marcaram o inicio da Idade Média. Os eventos que aconteceram nesse período retrataram bem essas características, como também tendências futuras.
Sem dúvida o advento da Revolução Industrial foi o grande impulso na área dos eventos, onde proporcionou grandes transformações na sociedade, transformando a economia manual em mecanizada.
O trabalho humano ou manual foi substituído por outros tipos de energia, como a máquina a vapor ou de combustão. Essas mudanças causaram transformações nas comunicações e nos transportes e refletiram nos tipos de eventos realizados, causando o surgimento dos eventos técnicos e científicos.” (MATIAS, 2002).

Internet:

http://blog.webaprender.com.br/

Referência:

MATIAS, Marlene. Organização de Eventos. 3ª ed, Editora Manole, São Paulo, 2002.
De Davi Rodrigues Poit. Organização de Eventos Esportivos. 3° Edição.