sábado, 28 de maio de 2011

GINÁSTICA NATURAL


Desenvolvida pelo Prof. Álvaro Romano, Considerando a relevância da prática de exercícios para o desenvolvimento e manutenção da condição física das pessoas a Ginástica Natural a fundamenta-se nos movimentos naturais dos seres humanos, nos trabalhos de alongamento, flexibilidade e respiração do yoga, na movimentação do Jiu-Jitsu e ainda na imitação dos gestos, posturas e movimentos dos animais. Tais exercícios envolvem estruturas pscicomotoras como: locomoção, quadrilocomoção, ritmo, coordenação dinâmica geral e óculo-segmentar, equilíbrio, estruturação do organização espaço-temporal, lateralidade, basicamente nas posições em decúbito lateral, dorsal ou ventral e ainda em pé ou sentado.

Uma combinação de movimentos da yoga, do jiu-jitsu e da imitação dos movimentos de alguns animais: (macaco, aranha, águia, tigre, jacaré, sapo, cobra, entre outros).

Através de exercícios praticados com a força do próprio corpo, essa atividade propicia desenvolver:

- consciência corporal
- força
- flexibilidade
- equilíbrio
- coordenação motora
- resistência muscular localizada
- capacidade aeróbia.


A Ginástica Natural tem alguns conceitos e fundamentos de métodos de séculos passados, fundamenta-se nos movimentos naturais do homem primitivo e nas atividades em contato com a natureza. Essencialmente, seus movimentos são exercícios para serem praticados ao ar livre. No entanto, nas aulas para ambientes fechados, foram desenvolvidos e adaptados métodos para quea torne possível, segura e eficiente.

Com uma movimentação constante, as combinações de movimentos da Ginástica Natural tem como base a movimentação no solo do jiu-jitsu. Os exercícios de força com o peso do próprio corpo, técnicas de alongamento e flexibilidade são relacionadas as técnicas de respiração.


A ginástica natural tem seu fundamento nas técnicas orientais do Jiu Jitsu e da Hatha Yoga. Modifiquei movimentos do Jiu Jitsu, principalmente os movimentos de rolamento no chão, utilizei técnicas de alongamento, flexibilidade e respiração da Hatha Yoga em movimentos e posturas que imitam animais que aperfeiçoei depois de muita observação e treinamento", explica Álvaro Romano


Sem dúvida alguma, os exercícios proporcionam ao praticante uma grande evolução no seu controle motor e mental.Todas as técnicas são criadas para oferecer uma forma diferente e inovadora das pessoas conhecer e controlar seu corpo e sua mente.

Ao contrário do que muitos pensam a ginástica natural não é baseada no movimento dos animais.

"No início dos trabalhos a modalidade tinha influência de técnicas orientais que utilizavam os movimentos dos animais. Usamos esta nomenclatura para os exercícios que eram desenvolvidos e para os que já eram conhecidos, mas hoje este trabalho com os animais é usado somente para aulas com as crianças". Romano.


Os campeões mundial de Vale-Tudo, os irmãos Rodrigo "Minotauro", Rogerio "Minotouro" e Vitor Belfort usam os exercícios naturais como parte de sua preparação física. "Os melhores processos de condicionamento físico são aqueles que mobilizam várias valências físicas. A ginástica natural trabalha relaxamento, flexibilidade, resistência muscular, resistência aeróbica, força, equilíbrio e percepção corporal. É um exercício completo", elogia o médico-consultor de programas de qualidade de vida e saúde, Paulo Pegado, que é professor da pós-graduação da UNI-Rio, no Rio de Janeiro.

Ele teme que a comparação dos movimentos utilizados na técnica criada por Romano com o mundo animal confunda quem a desconhece e gere desconfiança e preconceito em relação a prática. Mas basta assistir uma demonstração da ginástica para perceber como o andar do tigre, a passada do macaco ou o pulo do sapo e do grilo fazem parte da dinâmica. E era exatamente este um dos objetivos do professor formado pela Universidade Gama Filho e pós-graduado pela Universidade Estácio de Sá nas áreas de Educação Física Escolar e Recreação ao desenvolver e batizar o método.

Primeiro as pessoas ridicularizavam, depois antagonizaram, começaram a perguntar 'mas serve pra que?', e depois veio a aceitação quando perceberam o bem-estar que o trabalho físico promove", diz Romano.


Através do estudos das civilizações primitivas, o professor observou que a vida em contato com a natureza propiciava ao homem condições físicas perfeitas em virtude do grau de resistência física adquirido a partir das atividades praticadas ao ar livre. Não foi à toa que parte da pesquisa prática foi feita ao ar livre e até hoje algumas aulas ou mesmo treinos de atletas são realizados na praia ou em áreas verdes.