terça-feira, 28 de junho de 2011

PROJETO INTEGRADO

História do chute giratório

Criado no pós-guerra o moderno chute giratório (um chute de calcanhar, muito rápido e explosivo), não existia em nenhuma arte marcial anterior a 1950. Consequentemente, o Hapkido não pode ser considerado uma arte antiga. Melhor dizendo, é uma síntese coreana nova e única de diversos estilos tradicionais, que foi fundida com inovações.

Também conhecido como um ponta pé redondo ou chute de giro, este é o chute mais comumente usados em kickboxing, devido à sua potência e facilidade de uso. Na maioria dos estilos, o peito do pé é usado para atacar, embora a maioria dos estilos de Karate permita a canela como técnica oficial de uma briga de rua. . Para executar, o atacante balança a perna lateralmente em um movimento circular, chutando do lado do adversário com a parte frontal da perna, geralmente com o peito do pé, sola do pé dedo do pé, ou canela. Também performable é um pontapé de 360graus em que o atacante faz um círculo completo com a perna, em que a superfície de ataque é geralmente tanto o peito do pé de canela, ou a bola do pé.

Há muitas variações do chutes giratórios baseado em várias chambering da perna engatilhada (chambering pequeno, ou completa, ou universais ou não) ou várias possibilidades footwork (perna de trás, a perna da frente, pulando, switch, oblíqua, caindo, terra spin-costas ou de 360 spin-back). Outra variação importante é o chute baixo, apelidado de Kick brasileira do uso do MMA recentes: A torção mais pronunciada dos quadris permite um efeito de queda da trajetória do chute que é muito enganador.

Faixa Etária do Projeto
O publico alvo do projeto são adolescentes, no caso Virginia de 17 anos, praticante de futsal feminino e ex praticante de jiu-jítsu.

Aula 1
Começamos com um aquecimento, que visa desenvolver maior tempo de reação, o aquecimento que ajudaria na pratica da atividade e treinar a questão da lateralidade. Colocamos objetos no chão e o estimulo auditivo de esquerda, direita, frente e atrás elas tinham que se movimentar no que se diz como direcionalidade que e a capacidade para transferir a lateralidade para as noções de esquerda-direita dos objetos no espaço, dependente da noção de lateralidade. Passamos exercícios de adução e abdução de ombros em posição seguidos de saltos com flexão e extensão dos membros inferiores, elevação e extensão de ombros.

Lateralidade
É a capacidade dos dois lados do corpo juntos ou separadamente. E importante percepção entre direita e esquerda, também e necessário que se tenha noção de distancia (o espaço) entre elementos posicionados tanto do lado esquerdo quanto no direito.

Segundo Fonseca (1989) a lateralidade constitui um processo essencial as relações entre motricidade e a organização psíquica intersensorial representa a conscientização integrada e simbolicamente interiorizada dos dois lados do corpo, lado esquerdo e lado direito o que pressupõe a noção da linha média do corpo.

Tempo de reação
O tempo de reação simples (TRS) é uma capacidade física muito relacionada com a performance humana. É definido como sendo o intervalo de tempo decorrente desde um estímulo até o início de uma resposta. Sendo um indicador da velocidade de processamento da informação, o tempo de reação representa o nível de coordenação neuromuscular, no qual os estímulos visuais, Auditivos ou táteis são decodificados pelo corpo através de diferentes processos físico-químicos e mecânicos, os quais viajam através de vias aferentes e chegam ao cérebro como estímulos sensoriais. O tempo de reação pode ser dividido em duas fases distintas,

Segundo Christina e Rose. Na primeira fase, chamada de prémotora ou pré-tensão, ocorre à decodificação do estímulo até o registro das primeiras atividades elétricas no músculo, realizada pelo sistema nervoso periférico; na fase chamada de motora ou tensão, as células musculares iniciam o processo de contração

Muscular até os primeiros movimentos.

Técnicas de chute
Na sequencia da aula foram passadas as técnicas de chute (com feedback), o primeiro chute giratório foi o do Hapkido, o segundo o "an tchiagui" do Taekwondo e o terceiro do Muay-Thay. Todos eles com práticas em bloco.

Benefícios
Um dos benefícios dessa atividade é o desenvolvimento de programa motor , quando praticada em bloco, pois conforme a pessoa continua treinando, avaliações e instruções são as peças básicas da informação usadas para criar uma seqüência de movimentos do atleta (programa motor). O programa motor é criado sempre que praticamos uma habilidade. A memória de tentativas anteriores é usada para repetir fisicamente a ação. Com prática uma memória clara e precisa da habilidade é formada.

Depois da pratica em blocos "seqüência prática na qual os indivíduos treinam repetidamente a tarefa” (Schimidt e Wrisberg, 2001), e depois de criar um programa motor, com nossa pratica o individuo já atingiria estagio das praticas randômica, na qual já atinge um certo estágio de movimento no qual já não precisa repetir varias vezes a tarefa. O que também ocasiona um gasto menor de energia, de tempo melhor percepção do ambiente ao redor, ou seja, melhor percepção espacial.

Teoria da Programação Motora

Indica que o movimento acontece devido a programas motores que são ativados por processo central e estímulo sensorial, assim pode ocorrer na ausência de uma ação reflexa.


Consciência temporal

Consciência temporal esta intrinsecamente relacionada com a coordenação de vários sistemas musculares e mobilidades sensoriais. Os termos coordenação de olho mão e olhos pés têm sido utilizados para se referir à Inter-relação desse processo. O individuo com dimensão de tempo bem desenvolvida é aquele que nos referimos como alguém bem coordenado. Alguém que não tenha estabelecido totalmente é freqüentemente chamado de desajeitado ou desastrado.


Tudo que fazemos possui o elemento chamado tempo. Há um ponto inicial e um ponto final, e assim como o minuto, há um espaço de tempo medido entre esses dois pontos. É importante que as crianças aprendam a funcionar eficientemente na dimensão do tempo assim como na dimensão do espaço. Um sem o outro não pode desenvolver o potencial total.

Aula 2
Teste de Transferência
Fizemos a chamada "luva" que é quando a aluna põe suas técnicas aprendidas em prática, mas com um oponente, no caso da luva diferente da luta não é uma competição para apontar o vencedor, mas sim para por em pratica o que foi aprendido.

Obs.: deixamos a luva de maneira, mas lúdica não só para o aluno mostrar o que lhe foi passado mais, ter a chamada autonomia para executar seus próprios movimentos. Com isso o aluno tem mais liberdade de expressão além do incentivo e a motivação. Assim ele consegue criar com mais facilidade os movimentos.

Motivação
A motivação é um aspecto fundamental na aprendizagem, e apresenta uma relação de U “invertido”, ou seja, quando a motivação está muito baixa ou muito alta, a aprendizagem é dificultada. Parece que para cada tipo de habilidade o nível de motivação deve ser diferenciado. Por exemplo, na aprendizagem do arco e flecha e do caratê o nível de motivação deve variar, pois a primeira é uma habilidade que requer um controle mais fino do que uma habilidade grossa como o caratê. Em relação à motivação, um tema que recentemente vem despertando o interesse dos pesquisadores de Comportamento Motor é o estabelecimento de metas.

Quando os sujeitos têm metas claras e bem definidas parecem atingir um desempenho superior aos que não estão na mesma situação. Então metas específicas podem levar ao desempenho superior, se forem seguidos os resultados das pesquisas em empresas e desempenho físico (LOCKE, 1967). O feedback é uma informação disponível para o executante durante ou após a execução.

Feedback
Pode ser intrínseco ou extrínseco. O intrínseco é aquela informação sensorial disponível ao executante durante ou após a execução, que depende de haver tempo suficiente para a sua utilização. O extrínseco é a informação fornecida por uma fonte externa (professor, vídeo) que o aluno pode utilizar para uma próxima execução. O feedback é uma informação primordial para a aluna, pois ela serve para diminuir a diferença entre o planejado e o executado.

Sem essa informação não há aprendizagem. O feedback pode ter diferentes denominações, tais como conhecimento de resultados (CR) ou ainda conhecimento de performance (CP). O CR é uma informação sobre o resultado da ação, redundante com o feedback intrínseco, muito utilizado durante as pesquisas pela sua facilidade de controle. Já o CP é uma informação sobre a cinemática da ação, que não é diferente do feedback intrínseco, e é comumente utilizado na aprendizagem de habilidades motoras complexas (SCHMIDT, 1991).

Aprendizagem motora
Existe três áreas de estudo relacionadas com o Comportamento Motor humano. Uma é a área de Controle Motor, que tem por objetivo estudar e compreender como o ser humano organiza e controla suas ações. Para isso é necessário utilizar um nível de análise mais micro, pois muitas dessas pesquisas investigam a estimulação de um neurônio, ou ainda, quais as funções de diferentes áreas do cérebro. Os pesquisadores dessa área estão ligados à educação Física, Neurofisiologia, Psicologia e Biologia, e atualmente há uma maior integração.

Ritmo

Para Palhares (1983), a origem do ritmo está calçada nos ritmos orgânicos como a respiração, pulsações cardíacas, movimentos musculares e também sentimentos e fenômenos psíquicos, sob o ponto de vista psicológico toda a organização de atividades orgânicas, sociais e psíquicas responde a influência de ritmos estabelecidos conforme nossa natureza.

Objetivo
Compreender manifestações da cultura corporal de movimento, criando significados pela análise de seu papel sócio-histórico, desenvolvendo atitudes éticas, para conscientizar os alunos sobre as transformações corporais e valorizar a inclusão diante do reconhecimento das diferenças individuais.

O projeto tem como objetivo apresentar praticas motoras diferenciadas com o adolescente, iremos nos basear nos conceitos de Gallahue e Ozmun na questão das fases de aquisição de habilidades motoras, de acordo com esses autores 2 fases se destacam:

-Estágio de Aplicação
Neste estágio, as funções cognitivas estão mais sofisticadas e ocorre também um aumento das experiências e da base do conhecimento, o que irão facilitar as tomadas de decisões. Agora, a ênfase é colocada na forma, na habilidade, na precisão e nos aspectos quantitativos da performance do movimento. As habilidades complexas devem ser refinadas e usadas na execução de atividades avançadas e levadas adiante e na escolha do esporte por si mesmo.


- Estágio de Utilização para Vida Toda (de 14 anos em diante)
Todos os movimentos adquiridos até aqui servirão durante toda a vida, com o objetivo de preservar a saúde, fins recreativos e competitivos.


Para atingir o último estágio, dentro da perspectiva de GALLAHUE & OZMUN (2003), a quantidade e a variedade de experiências motoras é muito importante. A criança que teve oportunidade de brincar, liberdade de movimento, e experimentou uma grande variedade de movimento, chegará ao topo deste modelo com uma maior habilidade motora, e quem sabe, tendo mais facilidade para aplicar estas experiências em situações de aprendizagem de habilidades específicas dos diferentes desportos.


Síntese
Baseamos-nos nessa teoria para justificar a escolha da faixa etária ser a adolescência, pois resgatamos alguns movimentos de nossa aluna que já havia sido executado no caso a cambalhota ou rolamento que por um trauma não era mais executada pela mesma (desenvolvimento) com outros novos que nunca tinham sido executados pela mesma (aprendizado). por isso também o grupo deu mais autonomia para nossa aluna não ficar só presa nos movimentos propostos por nós do grupo mais executar seus próprios movimentos no caso foi na ocasião do teste de transferência.

A conclusão do grupo foi que nossa aluna obteve aprendizado no chute giratório 1 que foi o chute do muay thay, pois foi a detectado no teste de transferência e de retenção, o segundo e terceiro chutes por ser um movimento mais complexo, notou-se mais insegurança de nossa aluna para ser executado não sendo obtido o aprendizado. pode ter sido por diversos fatores: ambientais,de interação direta com um adversário ou pela própria teoria da restrição motora, ou pelo estresse da adolescência.

Em que beneficia o aluno a pratica do chute giratório
De certa forma ha um estimulo para a pratica de esportes, além do desenvolvimento das habilidades e flexibilidade perdidas devido à falta de pratica de esportes e atividades que desenvolvesse

Check list
Aluna: Virginia Oliveira de 17 anos

1º Chute 2º Chute 3º Chute

(Muay thay) (Hapkido) (Taekwondo)

Aula 1 0 X X

Aula 2 0 0 X

(0 = acerto / x = erro)

T.R = Avaliamos a aluna no decorrer da aula e verificamos que no decorrer das atividades passadas e executas. Virginia teve um bom aproveitamento de todas as aulas, porém no teste de retenção a aluna teve uma facilidade maior para a execução do 1º chute (muay thay). Já nos outros dois chutes (hapkido e taekwondo) ela teve uma dificuldade para executá-los com excelência. Podendo ter ocorrido por diversos fatores como, por exemplo: A ligação direta com o adversário, stress e até mesmo o ambiente.

OBS: T.R = Teste de Retenção


Referências Bibliográficas

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MOXLEY, S.E. Schema: the variability of practice hypotesis. Journal of Motor Behavior, v.11, N.1, p.65-70, 1979.

NEWELL, K.M. Knowledge of results and motor learning. Journal of Motor Behavior, v.6,

Leandro Machado

Erick Renato

Dayana Alves

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