segunda-feira, 5 de abril de 2010

ESGRIMA


Significa “arte de jogar ou lutar com armas brancas”.

É uma das mais antigas lutas e a que atualmente se revolucionou por ser a que mais se utiliza da tecnologia.

"Existem vestígios de que as lutas com espadas existem desde 1170 a.C. e que desde essa época, na antiga Roma, havia escolas que formavam especialistas para o combate com armas brancas" (RIBEIRO & CAMPOS, 2007).

A esgrima faz parte dos Jogos Olímpicos da Era Moderna desde o seu início, em 1896 e foi introduzida no Brasil no período imperial, com a intervenção de D. Pedro II.

Combate esportivo
Os competidores (esgrimistas) utilizam armas brancas (florete, sabre e espada) para atacar e defender.

História
Existem relatos da prática da esgrima ja no século XVI em manuscritos europeus, que mostram a prática deste esporte.
Na França durante os séculos XVII e XVIII haviam competições de lutas com a utilização de sabres e espadas.
No ano de 1896, nos Jogos Olímpicos de Atenas, a esgrima fez parte do quadro de modalidades esportivas.
A prática da esgrima chegou ao Brasil durante o período Imperial. Já no começo do século XX, militares do Rio de Janeiro adotavam a prática da esgrima durante os treinamentos.


Regras (armas, pontos e equipamentos)
São utilizadas três armas brancas: florete, espada e sabre.
A espada e o florete, que medem 1,10 m, podem ser usados no combate somente para atingir o adversário com a parte da ponta.

O esgrimista marca pontos, quando toca a região do tronco do adversário com o florete.
A espada pode ser usada para atingir qualquer parte do corpo do adversário.
O sabre (com até 1,05 metro) pode ser usado para atingir, com a ponta ou lâmina, a região da cintura ou acima.

Cada vez que o competidor toca o colete do adversário é marcado o ponto eletronicamente, através de sensores. Ganha o combate, o atleta que somar mais pontos.

No florete e no sabre, existe o chamado "direito de passagem" ou "frase d'arma". Quem começa o ataque tem prioridade de ganhar o ponto se houver toque simultâneo. Se errar o ataque ou se o adversário conseguir se defender antes da resposta, a vantagem passa para o adversário. No caso de acontecer toques simultâneos sem prioridade, ninguém pontua. Na espada, que não existe frase d'armas, em caso de toque simultâneo, ambos os adversários ganham um ponto. Se houver empate num combate de espada, é normal dar aos jogadores alguns minutos para descansar antes que se continue o combate para o toque de desempate. Em raras ocasiões, quando continua se dando a situação de empate, é possível que haja um sorteio que eleja o vencedor.

Nas competições, na etapa classificatória são necessários cinco toques ou três minutos para se vencer. Na etapa eliminatória são precisos quinze toques ou nove minutos. Essas normas podem ser flexíveis dependendo do nível territorial da competição e do órgão responsável

Os lutadores usam roupas especiais para o combate, com o propósito de evitar ferimentos. Máscara metálica ou acrilica, luvas e colete protetor são equipamentos obrigatórios para os homens e as mulheres usam também protetores para os seios.

As roupas utilizadas na esgrima geralmente são brancas, pois quando não havia a possibilidade de praticar a esgrima com fios elétricos, os esgrimistas tinham que molhar com tinta colorida a ponta de suas espadas para o combate. Atualmente, a Federação Internacional de Esgrima permite o uso de outras cores além da branca, já que a tecnologia fez com que esse detalhe perdesse a importância.

Quando não existiam sensores eletrônicos para marcar os golpes e os pontos, o esgrimista gritava touché! (toquei!) para dizer que tinham acertado o adversário.


Pista (local dos combates)
A pista possui de 1,5 m a 2 m de largura e 14 m de extensão. Há uma linha que divide a pista em dois lados iguais. No fundo de cada lado há uma área (de 1,5 m a 2 m) em que o atleta atacado não pode entrar.

Competições de Esgrima
- A competição mais importante da esgrima ocorre durante as Olimpíadas. Esta modalidade esportiva, tanto para homens quanto para mulheres.
- Outra competição muito importante é o Campeonato Mundial de Esgrima, realizado todos os anos (exceto nos anos em que há Jogos Olímpicos).

Benefícios da prática de esgrima
- Aumento da força, equilíbrio e habilidades corporais;
- Melhoria da resistência muscular;
- Melhorias na agilidade de pensamento, raciocínio e tomada de decisões;
- Desenvolvimento da coordenação motora;
- Desenvolvimento do poder de concentração.

Confederações e Federações
- A FIE (Federação Internacional de Esgrima) realiza competições e eventos pelo mundo a fora.
- No Brasil, a CBE (Confederação Brasileira de Esgrima) organiza os campeonatos nacionais.

Referencias:
http://educadorfisico.wordpress.com/2009/11/04/apresentando-a-esgrima/esgrima-armas/
http://www.brasilesgrima.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário