quinta-feira, 1 de abril de 2010

O ESPORTE E O VIDEO-GAME



Ao contrario do que muitos imaginam o video-game não é apenas um aparelho de violência e alienação, ele também pode ser um divertido instrumento de educação.

Não há como negar que os games auxiliam muito na coordenação, agilidade, estratégias e raciocínio rápido, desde seu inicio, mas agora com a evolução dos consoles podemos utiliza-lo como uma plataforma de ensino.

A grande variedade de jogos esportivos que existem na atualidade tem uma qualidade imprecionante, conseguindo com precisão retratar os fenomenos esportivos, combinando os ídolos, as regras, as estratégias e todo o universo dos "esportes virtuais" permitindo o jogador a ampliar sua realidade e testar esportes de difícil acesso.


A partir da pratica e a vivência do game podemos observar as dimensões procedimentais, conceituais e atitudinais do esporte que esta sendo jogado, conhecendo a fundo suas regras, movimentação, tempo, ambientes, principais atletas, jogadas ou manobras . Depois de um tempo jogando, já temos claro os conceitos do jogo, por exemplo o VIRTUA TENNIS do PS2 retrata com precisão o esporte, nele podemos jogar com os melhores tenistas do tenis tanto individualmente como em duplas, compreendemos como funcionam a pontuação, "game'', set, ace, back-hand, for-hand, faltas, etc... aprendendo a estrutura e funcionamento do esporte, alem de incluir o inglês também no processo de educação.


Depois de entendido o conceito o jogador esta pronto para vivenciar o jogo, definindo ele mesmo quais são as melhores estratégias para vencer, saber observar quais sequências somam mais prontos e quais ações que se devem evitar. Os jogos FIFA SOCCER e WINNING ELEVEN são jogos de futebol que contam com vários times e seleções mundiais, alem de quase todos os jogadores profissionais, ídolos do esporte de todos os tempos, uniformes oficiais, patrocinadores, estádios, campeonatos, torcidas e tudo que é relacionado ao futebol, durante o jogo se é capaz de aprimorar os dribles, taticas e a plasticidade do esporte, atualmente os jogadores se utilizam dos video-games nas concentrações, para poderem ter uma visão exteriorizada deles mesmos em tempo real e com total controle em situação de jogo, testando taticas que não poderiam ser experimentadas em um V.T. transformando o game alem de um meio de entretenimento em um laboratório de pesquisa para a combinação e seguencias, um modo rápido e fácil de melhorar seu desempenho esportivo.


Sempre em constante evolução a jogabilidade dos video-games vem mudando a tempos tendo sofrido varias mudanças, o NITENDO Wii possui um controle com sensor de movimento e vários jogos de espote como tenis, golfe, boxe, pesca, beisebol, tiro, entre outros , nele o jogador tem que simular o movimento com o controle como se fosse o movimento da raquete no caso o tenis, golpeando com um controle em cada mão no boxe. Alem dos controles por sensores existe também um step que se joga pisando e descendo de acordo com a sequência video-game lança em um circuito de treino em forma de jogo no Wii Fit.


Alem da aprendizagem o vide-game e o computador viraram também suporte para o esporte, com a popularização da internet as distancias no mundo virtual são quase que nulas, abrindo a oportunidade para jogos e torneios oficiais direto do conforto do seu lar, o POKERSTARS.NET é um site que funciona como um torneio classificatorio de poker, os mais bem qualificados participam de um torneio milionário em Las Vegas ou em transatlanticos, para os leigos o site e uma boa ferramenta para se aprender sobre poker, treinar, conhecer os truques e ate virar profissional, campeonatos on-line de Fifa e W11 e de quase todos os esportes são disputados regularmente.

Os Video-Games alem de divertir tambem ensina e com a evolução das plataformas e da jogabilidade com certeza fara cada vez mais parte da educação como os simuladores de voo e transito de hoje em dia, quem consegur utilizar essa tecnologia da melhor forma ao seu favor estara preparado para vencer e aprender e ensinar brincando.

(USE COM MODERAÇÃO)

*Texto produzido a partir de discussão do assunto com Prof. Laércio

Nenhum comentário:

Postar um comentário