domingo, 28 de março de 2010

Entre os Muros da Escola


O filme francês entre os muros da escola conta a historia de Marin, um professor de escola publica de um surburbio da França, que tem a difícil missão de ensinar em uma classe cheia de adolescentes em sua maioria imigrantes a língua francesa.

O que acontece são inúmeras discussões entre o professor e os alunos que estão em sua maioria desinteressados com tudo, o professor tenta de varias formas instigar os alunos a participarem da aula e começa a conseguir chamar a atenção dos alunos gradualmente.

Dentre todos alunos um se destaca como o mais problematico da classe e é mandado para a diretoria depois de discutir com o professor e acidentalmente tirar sangue de uma colega, se forma um conselho que decide expulsa-lo da escola e o professor tenta intervir a favor da sua permanência por saber da suas condições sociais, mais em vão, sem o aluno encrenqueiro a aula segue melhor e os alunos se mostram mais interessados em aprender.

O que podemos observar e que vida de professor não e fácil, por mais que ele tente ajudar os alunos, eles entendem como que o professor esteja contra eles, e que quando tem alunos que atrapalham a aula geralmente a aula se tumultua, travando nas gracinhas do aparecido e que alguma coisa tem que ser feita para o bom prosseguimento da aula.

O ponto marcante do filme é o choque cultural entre o professor e seus alunos que se recusam a aceitar a autoridade do professor e só estão na escola por estarem, o filme se passa o tempo todo na escola reforçando o titulo do filme.

No final do filme, é final do semestre e o professor faz um balanço geral e pergunta o que os alunos aprenderam, no geral todos aprendem alguma coisa com exessão de uma aluna que diz que não aprendeu nada, essa foi a única aparição dela no filme e provavelmente essa foi a única participação dela na aula.


Nenhum comentário:

Postar um comentário