terça-feira, 2 de março de 2010

DIMENSÃO LÚDICA

JOGO
s.m. Ação de jogar; folguedo, brinco, divertimento.

O Jogo esta inserido na humanidade mesmo antes dela existir.

Segundo HUIZINGA, Johan no livro Homo Ludens: "O jogo é fato mais antigo que a cultura, pois esta, mesmo em suas definições menos rigorozas, pressupõe sempre a sociedade humana,mais os animais não esperaram que os homens os iniciacem na atividade ludica. É nos possivel afirmar com segurança que a civilização humana não acrescentou caracteristicas essenciais alguma a ideia geral de jogo.
Os animais brincam tal como os homens."

Os elementos exenciais do jogo são a espontaniedade, a diversão, o tempo de jogo, e as regras. E o jogo é Lúdico ele ultrapassa o comum e coloca o jogador em um mundo de faz de conta.

LÚDICO
adj. Relativo a jogo, a brinquedo; que apenas diverte ou distrai: atividade lúdica.

Lúdico do latim ludus significa jogo, segundo Nunes (1998).

Segundo HUIZINGA o jogo pode ser considerado como uma atividade livre, conscientemente tomada como "não-séria" e exterior à vida habitual, mas ao mesmo tempo capaz de absorver o jogador de maneira intensa e total. É uma atividade desligada de todo e qualquer interesse material, com a qual não se pode obter lucro, praticada dentro de limites espaciais e temporais próprios, segundo uma certa ordem e certas regras. Promove a formação de grupos sociais com tendências a rodearem-se de segredo e a sublinharem sua diferença em relação ao resto do mundo por meio de disfarces ou outros meios semelhantes.

Qualidade daquilo que estimula através da fantasia, do divertimento ou da brincadeira. Trata-se de um conceito bastante utilizado na educação, principalmente a partir da criação da idéia de “jardim de infância”, por Friedrich Froebel, que defendia o uso pedagógico de jogos e brinquedos, que deviam ser organizados e sutilmente dirigidos pelo professor. Mais tarde, vários educadores, como Piaget e Montessori, alertaram para a importância do lúdico na educação.

Segundo Maria Rodriges: "A educação lúdica é uma ação inerente na criança, adolecente, jovem e adulto e aparece sempre com uma forma transicional em direção a algum conhecimento, que se redefine na elaboração do pensamento individual em permutações com o pensamento coletivo."

Segundo VYGOTSKY, por exemplo, "o lúdico influencia muito o desenvolvimento da criança, pois através do jogo que a criança aprende a agir, tem a curiosidade estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, além de proporcionar o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração."

Segundo GALLAHUE a criança através do jogo trabalha o imaginário, joga como se tal coisa fosse o que não é, como se estivesse em tal sitio onde não está, como se visse tal paisagem que não vê. As coisas no jogo não são o que são, mas como se fosse outra coisa. E as outras crianças que entram no jogo não são o que são, mas como se fossem outras crianças, incorporando personagens. A linguagem do jogo é a do modo condicional: isto seria uma casa, tu serias a cozinheira, eu seria a mãe e, um pouco depois, todas aquelas coisas já o são. Na sua imaginação, a criança forjou uma nova realidade.

Segundo SAMULSKI o jogo é o melhor caminho que encontra para mostrar a personalidade. O pai que queira saber como é o seu filho, que o deixe jogar e, respeitando o seu jogo, observe-o como é. Se preferir os jogos de composição ou os que se desmancham, daí poderá deduzir o seu espírito de construção ou de conquista, se preferir os de invenção ou os de análise, poderá deduzir uma tendência para a vida ativa ou para a especulação; se preferir os jogos sossegados ou os violentos poderá deduzir a tendência para a vida contemplativa ou ativa; se joga com ordem ou desordenadamente, se é constante nos seus jogos ou se os varia a cada momento, se prefere jogar acompanhado ou quer jogar sozinho, se jogando oferece a vitória ou a retém se manda ou obedece. Através do jogo passa toda a psicologia da criança; e a personalidade do adulto na hora do trabalho ou do convívio social, é ainda o reflexo da personalidade que demonstrou com os seus jogos quando era menino.

O lúdico também se origina na capacidade simbólica, na qual as imagens são consideradas fundamentais para instrumentalizar a criança, visando a construção do conhecimento e sua socialização. Contos, lendas e um acervo de brincadeiras constituem, nesse contexto, um rico banco de dados de imagens culturais.

Hoje, existe um consenso de que o lúdico é fator determinante na aprendizagem da criança. O ensino utilizando meios lúdicos criaria ambiente gratificantes e atraentes servindo como estímulo para o desenvolvimento integral da criança. Por isso, no âmbito do universo lúdico, foram criadas as brinquedotecas, os jogos educativos, os brinquedos pedagógicos e outros materiais.

As atividades lúdicas podem ser divididas em dois segmentos: Explicitos e Implicitos:

Explicito
adj. Que está perfeitamente enunciado; claro, preciso, formal: resposta explícita.

Implicito
adj. Que está contido numa proposição sem estar expresso em termos precisos, formais.


- JOGO EXPLICITO é aquele de facil indentificação, que so de olhar ja se sabe que é um jogo, exemplo a corrida, seja correndo livremente pela rua, praia ou mesmo na academia sentimos prazer naquilo, e acaba se tornando parte de nossas vidas, é espontaneo e prazeroso.



- JOGO IMPLICITO é aquele que para olhos não atentos passam desapercebidos, uma coisa banal sem conseguir indentificar o acontecimento, um exemplo é a brincadeira das crianças e dos animais eles brincam apenas pela vontade propria podemos ate dar o brinquedo mais eles so vão começar a brincar quando realmente quiserem.



Conclusão
Concluímos que através dos jogos as crianças desenvolvam um melhor relacionamento com outras crianças e com adultos e por meio dos jogos poderem interagir com o meio em que estão inseridas lhes proporcionando um auto-conhecimento de si próprias tendo vista que essas descobertas as fascinam, pois um mundo novo é inserido e descoberto.


Citação bibliográfica:

AURÉLIO on line
HUIZINGA, Johan - Homo Ludens
RODRIGES, Maria - Educação Fisica Infantil
MENEZES, Ebenezer Takuno de - Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil.
São Paulo: Midiamix Editora, 2002,
SANTOS, Thais Helena dos. - "Lúdico" (verbete).
GALLAHUE, David. Compreendendo o desenvolvimento motor de bebês, crianças, adolescentes e
adultos, São Paulo- SP – Brasil, Ed. Phorte, 2005.
MURCIA, Juan Antônio Moreno. Aprendizagem através dos jogos, Porto Alegre- RS –Brasil,
Ed. Artmed, 2005.
http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp?id=59

Um comentário:

  1. A gambling guide for beginners and experienced players
    Casino games can be played at 온라인슬롯사이트 casinos such as roulette and 배팅 blackjack, which can 에밀리 벳 리 카즈 be played on the same device, 강원 랜드 여자 노숙자 for example, for instance by 라스 벳 two

    ResponderExcluir