quinta-feira, 11 de março de 2010

ATIVIDADES AQUÁTICAS NA MELHOR IDADE



Introdução

Atualmente o mundo vem passando por uma série de transformações sociais e econômicas. Controle da natalidade e melhora da qualidade de vida são conseqüências e objetivos na busca de uma vida melhor. Com isso, a expectativa de vida nos países, vem crescendo, e a população de idosos crescendo cada vez mais. Com isso, a relação entre atividade física, saúde, qualidade de vida e envelhecimento vem sendo cada vez mais discutida e analisada por profissionais da área da saúde, salientando a importância e os benefícios que a atividade física proporciona para indivíduos idosos, que são aqueles que possuem 60 anos ou mais.

De acordo com Singer (1982), envelhecimento pode ser definido como um processo conseqüente de alterações no organismo, demonstrados de forma variável em cada indivíduo e surge com a progressão do tempo da idade adulta até o fim da vida. A chegada à terceira idade traz consigo limitações sobre um corpo já muito vivido. Já não se tem a mesma vitalidade, a rapidez dos movimentos e do raciocínio, a mesma coordenação motora da época da juventude.

O processo de envelhecimento está geneticamente programado. Biologicamente, o idoso é marcado por uma taxa metabólica mais baixa, que torna mais lento o intercâmbio de energia no seu organismo. Praticamente todos os sistemas do corpo ficam deteriorados, tanto na parte estrutural, quanto funcional, ocorrendo mudanças nas capacidades físicas, biológicas, psíquicas e mentais.(WEINECK, 1991). Porém, é preciso lembrar que o envelhecimento não atinge todo corpo por igual. Alguns órgãos desgastam-se rápidos, outros lentos, isso é em parte programado pela natureza e em parte vai depender das características hereditárias, das doenças sofridas do estilo de vida que tal indivíduo vem adotando, como hábitos alimentares, o ambiente onde vive, se pratica alguma atividade física ou mantém uma vida sedentária e deprimente.

Para Leibold (1992), envelhecer não significa necessariamente adoecer. O indivíduo pode envelhecer de forma natural, sabendo conviver bem com as limitações impostas pelo passar dos anos, mantendo-se ativo até fases tardias da vida, tendo um envelhecimento sadio onde o declínio físico e mental é lento, sendo compensado de certa forma pelo organismo, identificado pela idade cronológica, o que pode ser definido como senescência; infelizmente porém, o que ocorre com mais freqüência é o envelhecimento anormal, patológico, no qual o indivíduo sofre o efeito negativo das doenças e problemas que podem afetar o idoso, tendo uma perda considerável no funcionamento físico e cognitivo, observado por alterações na coordenação motora, irritabilidade, além da perda da memória, tal processo é definido como senilidade, fazendo com que haja uma incapacidade física para uma vida saudável e ativa.


Com o avanço da idade o envelhecimento psicológico se torna cada vez mais difícil, pois a longa história da vida acentua as diferenças individuais de cada pessoa. Os entusiasmos são menores, a motivação tende a diminuir, e são necessários aos idosos estímulos bem maiores para fazê-los sentirem-se úteis e importantes como qualquer pessoa.

A hidroginástica surgiu na Alemanha, para atender inicialmente um grupo de pessoas com mais idade, que precisava praticar uma atividade física, segura sem causar riscos ou lesões articulares e que lhes proporcionassem bem estar físico e mental. É um programa de condicionamento, desenvolvido na água, que inclui exercícios do tipo aeróbios e exercícios para o desenvolvimento da resistência muscular localizada, força muscular e flexibilidade. São exercícios de aquecimento, alongamento, exercícios localizados e relaxamento muscular.

A resistência natural da água multiplica o esforço exigido em um movimento, por mais simples que seja. Por outro lado, segundo as leis da física, a água responde na mesma intensidade a uma força aplicada sobre ela, ou seja, a resistência oferecida pela água vai ser proporcional á força do movimento, seja ela grande ou pequena. Isso permite que qualquer pessoa possa fazer, independente do seu nível de condicionamento físico.

A prática da hidroginástica, freqüente na terceira idade, é capaz de promover modificações morfológicas, sociais e fisiológicas, melhorando as funções orgânicas e psíquicas.

Várias modificações ocorrem com as pessoas da terceira idade, dentre elas: Atrofia muscular, Sarcopenia, Fraqueza funcional da musculatura das pernas, Osteoporose, Perda da elasticidade muscular, Diminuição da capacidade de coordenação motora, Equilíbrio, Deficiência auditiva e visual, Hipertensão arterial, Insuficiência cardíaca, Lesões vasculares, Desvios da coluna, Problemas de ordem articular. Esses processos poderão ser retardados ou aliviados, mediante a prática da hidroginástica.

Nesta fase da vida, a atividade física constante é necessária para manter a vitalidade e disposição necessária para a execução das tarefas do dia a dia, a atividade mental e intelectual para entender e avaliar o mundo ao nosso redor e o convívio social para exercitar com prazer todas essas habilidades. A hidroginástica propicia e colabora para o alcance dessas metas.


Hoje o exercício físico é considerado um tratamento de prevenção, principalmente para doenças do coração e diabetes, melhorando a expectativa de vida. "A prática de exercícios físicos de uma maneira geral, contribui para a manutenção das capacidades funcionais, como andar ou agachar, por exemplo, e ajuda a diminuir os riscos causados por uma vida sedentária, homens e mulheres de meia-idade que praticam exercícios regularmente correm menos risco de virem a sofrer de limitações físicas na velhice (SAMPAIO, 2005)".

Conforme (BARBOSA, 2001; ROCHA, 1994; BONACHELA, 1994; PIRES et al., 2002; POWERS & HOWLEY, 2000), a prática de uma atividade física, bem como da hidroginástica, que torna o idoso mais apto e mais saudável, proporcionará uma melhora na qualidade de vida para esta faixa etária, devido aos vários benefícios que ela oferece.

NOVAES (2001), afirma que as atividades mais recomendadas por médicos para essa faixa etária são exercícios na água: a hidroginástica e a natação. A hidroginástica é o exercício ideal para as pessoas que possuem problemas ósseos, como osteoporose e artrose.

BONACHELA (1994), como motivos para a prática da hidroginástica aos idosos, o emagrecimento geral, fortalecimento e resistência muscular, condicionamento físico geral, melhora da flexibilidade, melhora do equilíbrio e da coordenação, diminuição do estresse e contribuição para a reabilitação física.

Em termos gerais os exercícios melhoram o humor devido à liberação do hormônio endorfina que causa sensação de bem estar e relaxamento, ainda reduzem a ansiedade e o estresse, aumentam a funcionalidade do sistema imunológico acarretando benefícios cardiovasculares e facilitam o controle da obesidade. Além disso, qualquer forma de exercício físico proporciona benefícios psicológicos, de auto-estima e de melhoria do relacionamento social, ou seja, melhora os aspectos biopsicosociais muito importantes para pessoas da terceira idade, devido às inúmeras mudanças advindas dessa fase da vida. Em geral as pessoas que praticam atividades físicas tendem a ser menos deprimidas do que as que não praticam. Pesquisas comprovam que para formas mais moderadas de depressão, o exercício físico pode ser tão útil quanto à psicoterapia.

“No meio aquático, é impossível não colocar todo o seu corpo e, porque não dizer, seu organismo, em situação dinâmica, além de receber do sol seus benefícios”.BARBOSA (2000, p.142)

Visto que muito do declínio da capacidade aeróbica, atribuída a idade, na realidade está associado a inatividade, o fator impulsionador e motivador da hidroginástica proporciona a inclusão assíduo de pessoas idosas.

O corpo submerso até a altura dos ombros dá a sensação de 90% de perda de peso corporal. Desta forma, a movimentação articular e muscular se torna mais fácil, diminuindo o stress mecânico e facilitando a termorregulação, além de possuir efeito diurético e naturético.

Num estudo realizado no Centro Hebraico de Reabilitação para Idosos, com dez participantes entre 90 e 96 anos com vários problemas como osteoartrite, diabete, doença coronariana arterial, utilização de acessório para deambulação etc. após a realização de um programa de oito semanas em água com peso, os participantes tiveram em média, um aumento de 174% de força muscular. Comparando com critérios para as AVDs como se levantasse sem o exercício meia xícara de café com movimentos trêmulos e após a aplicação do programa, duas xícaras cheias de café sem tremer do início ao fim. SOVA (1998, p.78)

A água pode proporcionar tanto um treinamento suave, quanto forte e enérgico, dependendo das variáveis aplicadas e sua temperatura deverá estar entre 28 a 30 graus.

Em linhas gerais, a freqüência dos exercícios deve ser de pelo menos três vezes por semana, e no máximo cinco vezes. Sendo que iniciantes deverão fazê-la de forma progressiva.Os exercícios devem ser contínuos com duração de no mínimo vinte min. a sessenta min. se utilizando, de grandes grupos musculares.

Várias são as opções de programas, mas estes devem ir de encontro com a necessidade e objetivo da pessoa. Deve, ser verificado também, critérios de segurança e eficiência do exercício.

Para a finalidade de capacidade aeróbica, programas de aeróbica na água, andar na água, exercícios na parte funda da piscina (com utilização de colete flutuador), treinamentos com intervalos (deve ser utilizado por pessoas mais condicionadas ou com 8 a 12 semanas de atividades físicas sem problemas, com 15 a 20 min. inicialmente de esforço máximo e com intensidade moderada no restante dos segmentos), treinamento de circuito (movimentos lentos e controlados na borda da piscina, alternados com exercícios aeróbicos por dois min. sucessivamente).

Segundo Sova (1998), um programa aeróbico na água, é importante que as pessoas estejam sempre em movimento. Não se deve ter, paradas e a percepção do esforço deverá ser um pouco ofegante. Manter a intensidade e os deslocamentos com passadas determinadas com sensação de estar tendo um bom treinamento.

Caso os exercícios tenham a finalidade de tonificação, o nível do treinamento e o número de repetições, trará resultados diferenciados. Os exercícios serão considerados leve tendo 8 a 10 repetições e com movimentos fáceis; moderado, com 15 a 20 repetições sem equipamento, oito repetições se utilizar equipamentos; avançado, mesmo número de repetições do nível moderado, porém com mais força nos movimentos.O ideal é que se chegue a três séries de cada exercícios.

Os músculos que estão sendo utilizados nos exercícios devem ser os únicos a se movimentarem e para cada recomeço é importante que se pare. Não deve haver movimentos fluidos e balanço durante a prática dos exercícios para tonificação e fortalecimento muscular.

Além destas práticas, os alongamentos também deverão estar incluídos em qualquer programa de hidroginástica. Estes devem ser realizados antes e após a parte principal da aula. Presentes no início, como aquecimento que deve durar de três a cinco minutos com movimentos de rotação, flexão de todo o corpo e precedido por posicionamentos estagnados na faixa de 8 a 30 s. Seus movimentos devem ter a progressão encéfalo - caudal.

A hidroginástica tem suas priorizações de aplicação em idosos nas seguintes condições: limitação da mobilidade articular; dificuldade de sustentação do peso corporal; reabilitação de lesões; doença renal e hepática; dor lombar e osteoporose.



Vantagens da Hidroginástica
• Aquece simultaneamente as diversas articulações e músculos durante os exercícios, o que auxilia o tratamento de problemas articulares;
• Melhora a execução de exercícios sem sobrecarregar as articulações de base e eixo do movimento;
• Ganho de estabilidade e equilíbrio;
• Facilita o aumento gradativo da amplitude articular;
• Fortalece a musculatura sem risco;
• Melhora a condição da pele devido à ativação do suprimento sanguíneo e trabalho circulatório;
• Facilidade do retorno venoso pelo efeito da pressão hidrostática, auxiliando quem tem varizes;
• Reeducação respiratória aumentando o trabalho respiratório em 60%, melhorando assim a capacidade respiratória do corpo;
• Performance global, qualquer movimento que será feito na água terá que ter resistência na ida e na volta, sendo uma sobrecarga natural;
• O coração funciona com maior eficiência, quando nosso corpo está submerso na água, conseguindo bombear maior volume de sangue por batimento, resultando em maior eficiência e melhor condicionamento cardíaco;
• Massageamento dos músculos, a ondulação da água contra o tecido muscular cria um efeito de massagem no organismo, proporcionando um relaxamento;
• Freqüência cardíaca mais baixa;
• Redução da gordura corporal;
• Socialização e melhora da auto-estima;
• Sensação de bem estar.

Desvantagens e Contra Indicações
• Exercícios mal orientados;
• Avaliação não específica
• Profissionais incapacitados e leigos sobre a modalidade;
• Febre;
• Hipertensão arterial grave;
• Insuficiência cardíaca grave;
• Embolia pulmonar;
• Aneurisma.
• Diabéticos não controlados.


Conclusões
Pode-se constatar que a hidroginástica é benéfica para saúde tanto mental quanto física dos idosos praticantes e que a grande maioria das pessoas a pratica por motivos de saúde através de indicação médica ou por estar sentindo os benefícios no seu cotidiano. Aos profissionais de Educação Física cabe a conscientização da importância de desenvolver pesquisas que possibilitem a ampliação do leque de atividades em sua área de atuação, na busca do atendimento dos anseios e necessidades desta população que vêm aumentando significativamente.


Referências Bibliográficas:
BARBOSA, J.H.P Educação física em programas de saúde. In Curso de extensão universitária Educação Física na Saúde, 2001. Centro universitário Claretiano- CEUCLAR- Batatais, SP.
BONACHELA,V. Manual básico de hidroginástica. Rio de Janeiro: Sprint, 1994.
LEIBOLD, Gehrard. Preparando-se para uma vida longa. Porto Alegre: Riegel, 1992.
NOVAES, R. G. A Importância da Hidroginástica na Promoção da Qualidade de Vida em Idosos. www.cdof.com.br 04.06.2001.
PIRES, T.S. NOGUEIRA, J.L.; RODRIGUES, A.; AMORIM, M.G.; OLIVEIRA, A.F. A recreação na terceira idade. www.cdof.com.br 07.03.2002.
POWERS, S. K.; HOWLEY, E. T. Fisiologia do exercício: teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho. 3ed. São Paulo: Manole, 2000.
SAMPAIO, C. A Relação da Atividade Física com os Idosos. www.saudeemmovimento.com.br 06.04.2005.
SINGER, R. Allgemeine gerontologischen grundeglung. In: SINGER, R. Alterssport, beitrage zur lehre und forchung in sport. Hofmann: schorndor, p 14 a 21, 1982.
Disponível em http://www.efartigos.hpg.com.br. Acesso em 5 de novembro de 2004.
FIGUEIREDO, Suely Aparecida, “Hidroginástica”, Rio de Janeiro-RJ, ed. Sprint, 1996;
JÚNIOR, Antônio Michel, “Hidroesporte - treinamento complementar”, Londrina-PR, ed. Ápice, 1997;
SOVA, Ruth, “Hidroginástica na terceira Idade”, São Paulo-SP, ed. Manole Ltda, 1998;
MANUAL DO PROFISSIONAL DE FITNESS AQUÁTICO/ AEA (Aquatic Exercise Association) tradução de Beatriz Caldas, Cinthia da Silva Cezar, Rio de Janeiro-RJ, ed. Shape, Ed. 2001


INTERNET:
http://www.efdeportes.com/efd102/hidrog.htm
http://www.efdeportes.com/efd113/motivos-de-adesao-a-pratica-da-hidroginastica.htm
http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/traumato/saude_idoso.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário