UNICID - ED. FISICA - 1A MANHÃ 2010 - PROF. MAURICIO - Produção do Conhecimento
Ciência
Segundo o dicionario aurelio ciencia é o conjunto organizado de conhecimentos relativos a certas categorias de fatos ou fenômenos.
(Toda ciência, para definir-se como tal, deve necessariamente recortar, no real, seu objeto próprio, assim como definir as bases de uma metodologia específica: ciências físicas e naturais.)
Podemos definir como o conjunto de conhecimentos humanos a respeito da natureza, da sociedade e do pensamento, adquiridos através do desvendamento das leis objetivas que regem os fenômenos e sua explicação.
Ciência refere-se tanto a: Investigação racional ou estudo da natureza, direcionado à descoberta da verdade. Tal investigação é normalmente metódica, ou de acordo com o método científico – um processo de avaliar o conhecimento empírico; O corpo organizado de conhecimentos adquiridos por estudos e pesquisas.
"A ciência é o produto criativo de uma aproximação entre o cientistas e os eventos por ele estudados."
*Henry Alexander Murray (1893 - 1988) foi um psicólogo americano que ensinou durante mais de 30 anos na Universidade de Harvard. Ele foi fundador da Sociedade Psicanalítica de Boston e desenvolveu uma teoria da personalidade baseada na "necessidade" e "imprensa". Ele também é colaborador do Teste de Apercepção Temática (TAT), que é amplamente utilizado por psicólogos.
Em seu sentido mais amplo, ciência (do Latim scientia, significando "conhecimento") refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemática. Num sentido mais restrito, ciência refere-se a um sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico, assim como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tal pesquisa.
"O conhecimento cientifico é mericamente empírico, não cabendo ao cientista interferir sobre a naureza metafisica do mundo. Matemática é a linguagem da ciência e propcia a "economia de pensamento", isto é, a construção de modelos elegantes, simples, literalmente econômicos."
*Paul Samuelson, Economista e Fisíco que inspirado pelos processos da termodinamica, ajudou a fundamentar a ciência econômica.o
Segundo Bacherlard : “A ciência se opõe absolutamente a opnião (1972:14). Em ciencia, nada é dado tudo se constroui. O “senso comum”, o “Conhecimento vulgar “, a “sociologia espontânea”, a “experiência imediata”, Tudo isto são opnioes, formas de conhecimento falso, é preciso romper para que se torne possível o conhecimento cientifico. A ciência constrói-se, pois, contra o senso comum, e para isso dispõe de três atos epistemológicos fundamentais: a ruptura, a construção e a constatação são essências a qualquer prática cientifica.
A “sociologia é uma ciência que tem como particularidade a dificuldade particular em se tornar uma ciência como as outras” (Bourdieu, 1982ª: 34).
>>>A CIENCIA DAS ARTES MARCIAIS M.M.A.
>>>A CIENCIA DAS ARTES MARCIAIS M.M.A.
Classificação
Podemos classificar as ciencias em 3 grupos principais:
- Ciências factuais e formais, e ciências naturais e sociais
Uma das classificações mais básicas da ciência é através do objeto de estudo delas. Deste modo há a divisão entre estudo de idéias (ciências formais) e estudo das coisas (ciências empíricas). Por sua vez as ciências empíricas se dividem em duas classificações: ciências naturais, que estudam a natureza, e ciências sociais, que estudam o homem.
As ciências formais estudam as idéias, ou seja, o estudo de processos puramente lógicos e matemáticos. São objetos de estudo das ciências formais os sistemas formais, como por exemplo, a lógica, matemática, teoria dos sistemas e os aspectos teóricos da ciência computacional, teoria da informação, microeconomia, teoria da decisão, estatística e linguística.
As ciências empíricas (também chamadas de reais, fáticas ou factuais) se encarregam de estudas os feitos auxiliando-se na observação e na experimentação. Essas ciências estudam feitos que ocorrem na realidade e, consequentemente, precisam usar o exame de evidência empírica para comprová-los.
As ciências naturais estudam o universo, que é entendido como regulado por regras ou leis de origem natural, ou seja, os aspectos físicos e não humanos. Isso inclui os subcampos Astronomia, Biologia, Física, Química, Geografia e Ciências da Terra.
As ciências sociais estudam os aspectos sociais do mundo humano, ou seja, a via social de indivíduos e grupos humanos. Isso inclui Antropologia, Estudos da comunicação, Economia, Geografia humana, História, Linguística, Ciências políticas, Psicologia e Sociologia.
- Ciências puras e aplicadas
Esta classificação envolve a finalidade dos estudos, com duas divisões: ciências puras (ou ciências fundamentais), que estudam os conceitos básicos do conhecimento, e as ciências aplicadas, que estudam formas de aplicar o conhecimento humano para coisas úteis para ele.
As ciências puras ou ciências fundamentais são a parte da ciência que descreve os mais básicos objetos, forças e relações entre eles e as leis que os governam, como por exemplo que todos os outros fenômenos podem ser em princípio ser derivados desses, seguindo a lógica do reducionismo científico. Há uma diferença entre ciência pura e ciência aplicada. As ciências puras, em contraste com as ciências aplicadas, são definidas como o conhecimento básico que elas desenvolvem. A ciência básica é o coração de todas as descobertas, e o progresso é feito em experimentos bem controlados. A ciência pura é dependente de deduções a partir de verdades demonstradas, ou estudos sem preocupação com aplicações práticas.
As ciências aplicadas visam a aplicação do conhecimento para a solução de problemas práticos. As ciências aplicadas são importantes para o desenvolvimento tecnológico. Seu uso no cenário industrial é normalmente referenciado como pesquisa e desenvolvimento (P&D).
- Ciências exatas e inexatas
Esta classificação divide as ciências de acordo com o grau de precisão dos seus resultados. As ciências exatas produzem resultados mais precisos, enquanto as ciências inexatas resultados nem tão precisos.
Uma ciência exata é qualquer campo da ciência capaz de expressões quantitivas e predições precisas e métodos rigorosos de testar hipóteses, especialmente os experimentos reprodutíveis envolvendo predições e medições quantificáveis. Matemática, Física, Química, assim como partes da Biologia, Psicologia, e outras ciências sociais podem ser consideradas ciências exatas nesse sentido.
Sengundo Carlos Lungarzo "a ciencia tenta encontrar explicaçoes que sejam mais profundas,que estejam baseadasem conhecimentos mais exatos.
O conhecimento cientifico procura base solida, justificaçoes claras e exatas mas nao e possivel em todos os casos.
Portanto submetdo a uma serie de testes, analises e controles que garantam uma chance alta para obter a informaçao verdadeiras e justificadas.
A ciencia, considerada como conhecimento tem forte relaçao com metodos e tecnicas de descoberta."
Pilares do pensamento cientifico
- O principal objetivo da ciência é descrever a natureza.
- Principio do Uno, ou seja, a ciência é única, pois a natureza é uma só.
- Basta que apenas um fato novo seja observado e comprovado para que a ideia teórica seja modificada ou destruída.
- Nunca usar o sobrenatural e metafísico para descrever a natureza.
A ciência não se considera dona da verdade absoluta e inquestionável. A partir do racionalismo crítico, todas as suas verdades podem ser quebradas, bastando apenas um pingo de evidência. A ciência tira conclusões da realidade através de observações da natureza.
*Empirico
*Filosofia
s.f. Conjunto de concepções, práticas ou teóricas, acerca do ser, dos seres, do homem e de seu papel no universo. Atitude reflexiva, crítica ou especulativa, de elaboração de tais concepções. Conjunto de toda ciência, conhecimento ou saber racional. Reflexão crítica sobre os fundamentos do conhecimento (valores cognitivos), da lógica, da ética e da estética (valores normativos). Sistema de princípios que explicam ou sintetizam determinada ordem de conhecimentos.
A partir da Filosofia surge a Ciência, pois o Homem reorganiza as inquietações que assolam o campo das idéias e utiliza-se de experimentos para interagir com a sua própria realidade. Assim a partir da inquietação, o homem através de instrumentos e procedimentos equaciona o campo das hipóteses e exercita a razão.
São organizados os padrões de pensamentos que formulam as diversas teorias agregadas ao conhecimento humano. Contudo o conhecimento científico por sua própria natureza torna-se suscetível às descobertas de novas ferramentas ou instrumentos que aprimoraram o campo da sua observação e manipulação, o que em última análise, implica tanto a ampliação quanto o questionamento de tais conhecimentos. Neste contexto a filosofia surge como "a mãe de todas as ciências".
Podemos resumir que a filosofia consiste no estudo das características mais gerais e abstratas do mundo e das categorias com que pensamos:
Mente, Matéria, Razão, Demonstração e Verdade.
Pensamento vem da palavra Epistemologia "Episteme" significa "ter Ciência" "logia" significa Estudo.
Pensamento vem da palavra Epistemologia "Episteme" significa "ter Ciência" "logia" significa Estudo.
Etapas da ciencia
- Observações e Curiosidade
A ciência nasce de nossa vontade natural de entender aquilo que achamos que é interessante, seja por nos afetar de alguma forma, seja por nos agradar de algum modo.
As coisas e fatos que motivam nosso interesse também despertam nossa curiosidade e atraem nossa observação.
A ciência nasce desta ação simples, a observação curiosa de algo em que temos interesse. Para isto não precisamos necessariamente dos grandes laboratórios ou das fórmulas matemáticas.
Quando observamos algo que nos interessa queremos entender, saber mais, encontrar explicações para o que observamos.
- Testar e Experimentar
Note que falamos em explicações testadas. Para que uma explicação seja aceita como científica, não basta que ela seja obtida da observação e do estudo daquilo que se propõe a explicar.
É indispensável que estas explicações sejam testadas, ou seja, submetidas a algum tipo de experimentação que confirme de modo prático que aquela explicação é correta, ou, pelo menos, coerente.
O melhor da ciência é que ela sempre deixa a porta aberta para que possamos aprender mais. Assim, nenhuma explicação científica é considerada infalível ou destinada a durar para sempre.
- Descobertas e novidades
Basta que um novo conjunto de observações, estudos e testes produzam uma explicação melhor para que esta seja adotada em substituição à antiga.
Carlos Roberto de Lana é professor e engenheiro químico.
"A convicção é uma boa mola propulsora, mais e um mal regulador." Albert Einstein
O conflito é inerente às teorias científicas, o surgimento de discordâncias internas é uma das características para se definir o que é ciência. A ciência se distingue pela generalização do conhecimento, e não pela particularização, ela é uma tentativa de generalização historicamente situada, com fatores de sucesso, embora sempre com algumas incompletudes ou imperfeições. Uma generalização absoluta seria inconcebível, pois seria a explicação final, o fim da ciência enquanto uma busca de conhecimento.
Diferentemente das revoluções sociais, as transformações científicas se dão de forma muito mais lenta. Embora seja útil desmistificar noções tais como de “revolução industrial” ou “revolução científica”, é certo que também nas ciências houveram mudanças notáveis nesse período de mais ou menos 150 anos a partir da independência dos EUA. Nessa época ocorreu a renovação da hipótese atômica e a descoberta da periodicidade dos elementos da química, foi desenvolvida a física matemática básica da atualidade, a criação da teoria dos conjuntos infinitos por Cantor e muitos outros empreendimentos notáveis. Foram mudanças que resultaram da contribuição de inúmeras pessoas em diferentes locais, mas seria negar o papel fundamental do indivíduo se desprezássemos a contribuição de cada cientista ao processo, como os trabalhos fundamentais de Ampère, Fresnel, Gauss, Riemann ou Cantor, por exemplo.
Gildo Magalhães é professor de História da Ciência na USP.
Cientistas:
Um cientista é qualquer pessoa que exerça uma atividade sistemática para obter conhecimento ou um indivíduo que se empenha em atividades e tradições que estão ligadas às escolas de pensamento ou filosofia. Em um sentido mais restrito, cientista refere-se a indivíduos que usam o método científico. A pessoa pode ser um especialista em uma ou mais áreas da ciência.
Historicamente, os cientistas eram chamados de "filósofos naturalistas" ou "homens de ciência, e eram homens de conhecimento. Ciência e filosofia eram basicamente sinônimos. William Whewell cunhou o termo cientista em 1833 para descrever um especialista no estudo da natureza. No século XX foi adotada a noção moderna de ciência como um ramo especial da informação sobre o mundo, praticado por um grupo distinto e através de um método particular.
Principais Cientistas:
*Leonardo da Vinci (1452 - 1519) foi um polímata italiano, uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. É ainda conhecido como o precursor da aviação e da balística. Leonardo frequentemente foi descrito como o arquétipo do homem do Renascimento, alguém cuja curiosidade insaciável era igualada apenas pela sua capacidade de invenção. É considerado um dos maiores pintores de todos os tempos, e como possivelmente a pessoa dotada de talentos mais diversos a ter vivido.
*Nicolau Copérnico (1473 - 1543) foi astrónomo e matemático polaco que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar. Foi também cónego da Igreja Católica, governador e administrador, jurista, astrólogo e médico. Sua teoria do Heliocentrismo, que colocou o Sol como o centro do Sistema Solar, contrariando a então vigente teoria geocêntrica (que considerava, a Terra como o centro), é tida como uma das mais importantes hipóteses científicas de todos os tempos, tendo constituído o ponto de partida da astronomia moderna.
*Galileu Galilei (1564 - 1642) foi um físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano que teve um papel preponderante na chamada revolução científica, desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, melhorou significativamente o telescópio refrator e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vénus, quatro dos satélites de Júpiter, os anéis de Saturno, as estrelas da Via Láctea. Estas descobertas contribuíram decisivamente na defesa do heliocentrismo. Contudo a principal contribuição de Galileu foi para o método científico (empirico), pois a ciência assentava numa metodologia aristotélica.
O físico desenvolveu ainda vários instrumentos como a balança hidrostática, um tipo de compasso geométrico que permitia medir ângulos e áreas, o termómetro de Galileu e o precursor do relógio de pêndulo. O método empírico, defendido por Galileu, constitui um corte com o método aristotélico mais abstrato utilizado nessa época, devido a este Galileu é considerado como o "pai da ciência moderna".
*Sir Isaac Newton (1643 - 1727) foi um cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo.
Sua obra, Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, é considerada uma das mais influentes em História da ciência. Publicada em 1687, esta obra descreve a lei da gravitação universal e as três leis de Newton, que fundamentaram a mecânica clássica. Newton usando as três leis, (Inercia, Quantidade de Movimento e Ação e Reação) combinadas com a lei da gravitação universal, demonstrou as Leis de Kepller, que descreviam o movimento planetário. Essa demonstração foi a maior evidência a favor de sua teoria sobre a gravitação universal.
*Charles Darwin (1809 - 1882) foi um naturalista britânico que alcançou fama ao convencer a comunidade científica da ocorrência da evolução e propor uma teoria para explicar como ela se dá por meio da seleção natural e sexual. Esta teoria se desenvolveu no que é agora considerado o paradigma central para explicação de diversos fenômenos na Biologia. Seu livro de 1859, "A Origem das Espécies" , ele introduziu a ideia de evolução a partir de um ancestral comum, por meio de seleção natural. Esta se tornou a explicação científica dominante para a diversidade de espécies na natureza. Ele ingressou na Royal Society e continuou a sua pesquisa, escrevendo uma série de livros sobre plantas e animais, incluindo a espécie humana
*Albert Einstein (1879 - 1955) foi um físico teórico alemão radicado nos Estados Unidos. É conhecido por desenvolver a teoria da relatividade. Recebeu o Nobel de Física de 1921, pela correta explicação do efeito fotoeléctrico; no entanto, o prémio só foi anunciado em 1922. O seu trabalho teórico possibilitou o desenvolvimento da energia atômica, apesar de não prever tal possibilidade.
Devido à formulação da teoria da relatividade, Einstein tornou-se mundialmente famoso. Nos seus últimos anos, sua fama excedeu a de qualquer outro cientista na cultura popular: "Einstein" tornou-se um sinónimo de génio. Foi por exemplo eleito pela revista Time como a "Pessoa do Século", e a sua face é uma das mais conhecidas em todo o mundo. Em 2005 celebrou-se o Ano Internacional da Física, em comemoração aos 100 anos do chamado "Annus Mirabilis" (ano miraculoso) de Einstein, em que este publicou quatro dos mais fundamentais artigos cientifícos da física do século XX. Em sua honra, foi atribuído o seu nome a uma unidade usada na fotoquímica, o einstein, bem como a um elemento químico, o einstênio.
*Manuel Sérgio Vieira e Cunha (1933 - ) É licenciado em Filosofia pela Universidade Clássica de Lisboa e Doutor e Professor Agregado em Motricidade Humana pela Universidade Técnica de Lisboa. A sua tese de doutoramento, intitulada "Para uma Epistemologia da Motricidade Humana", defende a existência da ciência da motricidade humana, de que a educação física é a pré-ciência.
[Propor como objeto de estudo a Motricidade Humana significa:
- Que a Educação Física não abrange todo o campo de ação dos seus profissionais pois, aos especialista de Motricidade Humana cabe entre outros o Jogo, a Ginástica, a Dança, o Circo, a Ergonomia, a Reabilitação, o Esporte e o Treino que acompanha as anteriormente citadas. Por sua vez, na Educação Motora, ramo pedagógico da Ciência da Motricidade Humana deverá estar presente a ludomotricidade (motricidade lúdica), a ergomotricidade (motricidade ergonómica, ajustada às necessidades e características de cada um, ou seja, a motricidade será adaptada ao indivíduo e não o indivíduo à motricidade, havendo uma personalização) e a ludoergomotricidade (dialéctica entre a ludomotricidade e a ergomotricidade);
- Que as Faculdades de Educação Física deverão passar a Faculdades de Motricidade Humana, referindo-se a um campo do conhecimento e não a uma profissão;
- Que a Motricidade Humana explica o absoluto sentido e o sentido absoluto emergente do movimento intencional;
- Que como ciência e consciência a Motricidade Humana adquire lugar entre as ciências universitárias, o que não acontece com a Educação Física;
- Que as faculdades de Motricidade Humana hão-de acrescentar aos “curricula” escolares outras teorias básicas de teor cultural às já existentes, de teor biológico (determinado pela natureza física e biológica).]
Segundo Manuel Sérgio, Motricidade é […] a capacidade para o movimento centrífugo da personalização. (p. 81), tambem faz algumas elucidações, afirmando que […] separar, no homem, o físico da pessoa é o mesmo que dizer: […] na ação o Homem não utiliza todas as suas potencialidades, só algumas!” (p. 77). Esta separação não faz sentido pois o Homem é um ser complexo, que tem de ser visto como um todo e não pela soma das suas partes, não podemos olhar só para o físico, esquecendo o biológico, o psicológico, o social e o cultural.
A CMH (ciência da motricidade humana) é, para Manuel Sérgio e para a Sociedade Internacional de Motricidade Humana, uma nova ciência social e humana. Para eles, a educação física, epistemologica e ontologicamente, não existe, porque não existe uma educação unicamente de físicos. Manuel Sérgio, no entanto, nas aulas e em conversas particulares, já vai chamando também à CMH um “híbrido cultural”, misto de ciência, tecnologia, arte, filosofia e senso comum. De igual modo e de acordo com o que este autor defende, há mais de 20 anos, a própria “preparação fìsica” do desporto altamente competitivo não tem sentido, já que o treino se deve subordinar a um modelo de jogo, onde são trabalhados simultaneamente os vários aspectos do humano.
*Motricidade
s.f. Conjunto de funções de relação asseguradas pelo esqueleto, os músculos e o sistema nervoso, e que permite o movimento e o deslocamento dos animais. Qualidade da força motriz.
Premio Nobel
O prêmio consiste numa medalha de ouro, um diploma com a citação da condecoração e uma soma em dinheiro que varia de acordo com os rendimentos da Fundação Nobel, mas que ronda os 10 milhões de coroas suecas (mais de um milhão de euros). O propósito original era permitir que as pessoas laureadas continuassem a trabalhar ou pesquisar, sem pressões financeiras.
Os seguintes prêmios são concedidos anualmente:
- Nobel de Física (decidido pela Academia Real das Ciências da Suécia)
- Nobel de Química (decidido pela Academia Real das Ciências da Suécia)
- Nobel de Fisiologia ou Medicina (decidido pelo Karolinska Institutet)
- Nobel de Literatura (decidido pela Academia Sueca)
- Nobel da Paz (decidido por um comitê designado pelo parlamento norueguês)
Conclusão:
"A ciencia é a "ferramenta" que a humanidade inventou a apartir do pensamento filosofico e a utiliza para decobrir o que é, e como funciona todo o universo, atraves de argumentação e investigação usando de metodologia para comprovar os fatos atraves de formulas ou testes que comprovem as teorias desenvolvidas por cientistas, novas teorias surgem constantemente fazendo com que o estudo cientifico seja um campo quase que infinito, quebrando paradigmas, testando, comprovando (ou não) e descobrindo novas verdades sobre o nosso mundo."
Leandro Machado.
Referencias Bibliográficas:
ALBERTO, Carlos – Plágio de Einstein, 2003
HOLTON, Gereld - A imaginação Científica, 1978
LEVACOV, Dra. Diana - Guia do Estudante, 2005
LUNGARZO, Carlos - O que é ciencia, 1989
SÉRGIO, Manuel. Educação Física ou Ciência da Motricidade Humana
SOUZA SANTOS, Boaventura – Introdução a uma ciência pós moderna, 1989
Internet:
http://www.dicionariodoaurelio.com/
http://pt.wikipedia.org
http://www.comciencia.br/reportagens/2005/03/08.shtml
http://educacao.uol.com.br/ciencias/ult1686u46.jhtm
http://www.apice.coop.br/FisicaNet/Default.asp
>>a ciencia das artes marciais:
http://www.youtube.com/watch?v=qLpspHIie84
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