quinta-feira, 10 de junho de 2010

CITAÇÕES

”A forma de o homem lidar com sua corporalidade os regulamentos e o controle do comportamento corporal não são universais e constantes, mas, sim uma construção social, resultante de um processo histórico”.
Gonçalves, Maria Augusta Salim, 2000

“Os jogos cooperativos nasceram milhares de anos atrás, quando membros tribais se reuniam em volta de uma fogueira”
Orlick, 1989

“Se partilharmos da idéia de que a Educação Física é um processo cultural no qual estamos inseridos cotidianamente, temos a certeza, então, de que somos educados por tudo que nos rodeia, da palavra á arquitetura de nossas casas, escolas, prédios onde trabalhamos, ruas e espaços destinados ás práticas corporais, elas mesmas, formas específicas de educação”.
Soares, Carmem Lúcia

“O jogo possui funções, importantes na formação do ser humano”.

“Torna a pessoa mais livre: dentro de um jogo existem infinitas escolhas, permitindo a pessoa que joga estruturar-se frente as dificuldades”.

“Induz a novas experimentações: permite aprender através de erros e acertos. Pois sempre se pode recomeçar um jogo novo”.

“Reforça a convivência: do alto grau de liberdade que o jogo permite, faz com que as relações fiquem mais saudáveis, e dependendo da orientação que o jogo traz, pode modificar o relacionamento interpessoal”.
Soler, Reinaldo - Educação Física Escolar, pg.52, 2003

“O homem moderno cada vez mais se afasta de seu corpo, e quanto mais quieto estiver acredita que não será notado”.
Soler, Reinaldo - Educação Física Escolar, pg.149, 2003

“Exercitar o corpo na ação principal de educação física, com o desenvolvimento de habilidades motoras, qualidades físicas, psiquicas e morais, solicitando força, resistência, velocidade, agilidade, flexibilidade, coordenação ritmo, disciplina, camaradagem, criatividade etc.- e preocupar-se em ensinar como, por que, quando, para que, para que isto ocorre. Ou seja, unir o trabalho físico imediato e progressivo com o ensino metodologicamente organizado dos conteúdos”.
Pereira, Flavio - Dialética da Educação Física, pg.116, 1988

“Conhecer o próprio corpo pode ser o principio de todo o conhecimento que alguém pode ter, pois entendemos que conhecer o próprio corpo é conhecer-se a si mesmo”.
Darido, Suraya/ Rangel, Irene - Educação Física na Escola Implicações para a Prática Pedagógica pg.140, 2005

“Quando nos permitimos ser movidos pela determinação de uma força interior, transformamos os limites de ordem física e vital, ultrapassando-os num projeto exitêncial que vincula o homem a seu mundo. Nessa dimensão, o corpo pode ser comparado a uma obra de arte, na medida em que nos é possível ver presença e contato na experiência artística”.
Brito, Carmem Lucia - Consciência Corporal - Repensando a Ed. física, 1996, pg.15

“A educação do ’físico’ isolado não é possível; e o termo educação física significa educação por meio de experiência que envolvem não apenas atividades e movimentos, mas também componentes emocionais, comportamentais e intelectuais, e a educação moderna são uma parte do processo de educação e deve ser julgado por seu impacto no homem inteiro e não somente em algumas de suas partes. A educação física procura dar assistência a totalidade vital”.
Obertuffer, D Vlr Ich - Princípios da Educação Física 1977, apud, Brito, Carmem Lucia, 1996, pg.149

“Existe um falso pressuposto de que os jogos e brincadeiras infantis só se aplicam a crianças na educação infantil, o que não é verdade, embora alguns cuidados devam ser tomados”.
Darido, Suraya/ Rangel, Irene - Ed. Física na Escola Implicações para a Prática Pedagógica, 2005, pg.140

“Antes de mais nada, o jogo é uma atividade voluntária. Sujeito a ordens, deixa de ser jogo, podendo no máximo ser uma imitacão forçada”.
Huizinga, Johan - Homo Ludens, 1996, pg.10

“Ao jogar não apenas representanos simbolicamente a vida, vamos além. Quando jogamos estamos praticando, direta e profundamente, um exercício de co-existência e de re-conexão com a essência da vida”.
Brotto, 1999, apud Soler, Reinaldo - Educação Física Escolar
, 2003
, pg.49

“O potencial orgânico, que é o mesmo para todos os seres humanos, estaria expressando de maneiras diversas de acordo com as exigências a que esse corpo estaria submetido pela cultura em que vive”
Daolio,
Jocimar
- Cultura - Educação Física e Futebol, 2003, pg.23

“No corpo humano, há uma interação dinâmica tal entre o biológico e o cultural que não é possível encontrar o limite claro entre os dois níveis”.
Daolio, Jocimar - Cultura - Educação Física e Futebol,
2003,
pg.35

“O corpo é uma siíntese da cultura, porque expressa elementos específicos da sociedade da qual faz parte. O homem, por meio do corpo, vai assimilando e se apropriando de valores, mormas e costumes sociais, num processo de incorporação”.
Daolio, Jocimar - Cultura - Educação Física e Futebol,
2003,
pg.67

”O corpo aprende, e é a sociedade específica em que ele vive, em seus diferentes momentos históricos e com sua experiência acumulada, que o ensina”
Mauss, 1974

”Percebe-se a partir dessa visão, que mais do que uma decorrência biológica, a questão cultural é essencial para o desenvolvimento humano, pois os aspectos culturais ultrapassam fronteiras e necessitam ser decifrados como teias de significados que obtêm sentidos próprios.“

“É por meio do mecanismo chamado cultura que o homem adquiriu a capacidade de ser o construtor de sua própria história, desde a utilização de ferramentas, passando pelo convívio social, pela linguagem chegando a outras formas mais complexas de significar o fazer humano”
Geertz, 1989

De acordo com essa idéia, pode-se afirmar que o processo cultural delimita, em grande parte, como as pessoas escolherão suas formas de manifestarem-se nas mais diversas situações, inclusive, em relação às questões ligadas ao seu corpo.
Geertz, C. A. - Interpretação das Culturas, 1989

“Percebe-se um entendimento parecido a esse quando o autor afirma que o homem, por meio do seu corpo, pode assimilar e se apropriar “[...] Dos valores, normas e costumes sociais, num processo de incorporação [...]”. Essa incorporação nada mais é do que o processo pelo qual os seres humanos passam a internalizar em seus corpos os valores sociais que estão contidos na sociedade.”
Daolio, Jocimar - Da Cultura do Corpo, 1995, pg.39


Referencias Bibliográficas.
- Sentir, Pensar, Agir: Corporeidade e Educação - Maria Augusta Salim Gonçalves, 2000
- Jogos Cooperativos nas aulas de Educação Física - Marechal Candido Rondon, Inácio Brandl Neto.
- Corpo prazer e Movimento - Carmem Lúcia Soares, Coletivo de Autores, Sesc São Paulo

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