quinta-feira, 10 de junho de 2010

PROVA FINAL 1º SEMESTRE - Ed. Física - Relação entre assuntos abordados e a Arte.

Artista: KAWS
Obra: ORIGINAL FAKE DISSECTED COMPANION


O Artista "Multimidia" KAWS ja a algum tempo flerta com o Grafite e a Pop Art, ele ficou conhecido quando começou a grafitar anuncios de marcas famosas nas ruas de NY, sua marca registrada é uma caveira com X nos olho e ossos cruzados, que ele pintava sobre os rostos de modelos e personagens das campanhas publicitárias, o Grafite por muito tempo foi (e é ainda hoje por algumas pessoas) considerada uma arte marginalizada, e o Pop Art tem como sua principal característica a apropriação de figuras da cultura popular para expressar e provocar novas percepções sobre o mundo em que vivemos.

A arte esta ligada ao Lazer, que CAMARGO definine como,
“o tempo livre de que dispomos fora das nossas atividades de trabalho, de outras ocupações domésticas e das atividades sociais, políticas e religiosas, que nos permite liberdade de escolha, para que possamos nos dedicar a atividade de nossa preferência”. Como no esporte de alto-rendimento os artista que se dedicam mais a arte acabam adquirindo uma tecnica superior aos do que podemos chamar de amadores.

Sobre essa obra de arte podemos relacionar com alguns assuntos abordados em aula durante o semestre. Logo de cara o que nos chama mais a atenção é a forma que o corpo foi abordado pelo artista, dando a idéia da complexidade formulada MORIN, E., o "corpo" da obra esta dividido ao meio, nos remetendo a idéia que uma coisa esta relacionada a outra, podemos ver os músculos, ossos e órgãos internos do personagem o quase que o humanizando e ao mesmo tempo divido a cabeça (seu logo), em crânio, olhos e cérebro, como se fosse parte do artista incorporado a própria arte. A parte interna tem a mesma importância que a externa, só por não estar visível 100% do tempo ele faz parte da unidade complexa do corpo constituindo sua corporeidade.


Podemos também observar a relação de guerra que o artista faz contra a mídia e culturas de massa em geral, nessa escultura em que o corpo de Mickey Mouse, com a cabeça do logo do artista, vemos a vontade do artista sendo imposta sobre o personagem mais famoso de Wall Disney, transformando seu "corpo" em um suporte para sua arte. O Grafite por sua natureza, tem a função de demarcação de território, a estética do Grafite teve seu inicio a partir de campanhas políticas com grande apelo militarista, durante a revolução Russa, Nazismo e Fascismo, as propagandas e convocações tinhas grande qualidade artística com a intenção do maior de aceitação do publico jovem (soldados). HUIZINGA, J. considerado por muito um dos principais autores na area dos jogos, descreve essa relação entre o jogo e a guerra, a imposição da vontade do outro sobre o um, aqui no caso o personagem da Disney teve sua cabeça decepada e fundida a uma "marca" que não a sua original, nos remetendo ao processo de despatriotização imposta ao perdedores das guerras.


As tres dimensões observadas por
DARIDO, S., se mostram presentes também, o Conceitual, o Procedimental e o Atitudinal podem ser lidos na obra como, o conhecimento da anatomia humana, e a cultura pop, as proporções e as cores, podemos notar que mesmo o corpo em seu lado com "pele" nos mostra o personagem em sua fase preto e branco e as parte interna nas cores semelhantes as que seriam as reais. Na parte do fazer a obra, o artista consegue executar de uma forma muito interessante a concepção do corpo, combinado técnicas mistas, uso de material adequado e as proporções áureas, chegando a assim a parte do ser a própria obra de arte, quando que se põe dentro da obra, a cabeça em forma de caveira com ossos cruzados nos lembram a bandeira pirata, o artista se inclui dentro da arte, roubando para si o corpo de personagem. Segundo Suraya Darido “Conhecer o próprio corpo pode ser o principio de todo o conhecimento que alguém pode ter, pois entendemos que conhecer o próprio corpo é conhecer-se a si mesmo”.


A arte e o jogo coexistem desde os primórdios da humanidade, o jogo como apontado por HUIZINGA ja existe anterior a humanidade, pois segundo ele "os animais jogam entre eles, não dependendo da humanidade para os inicia-los no jogo", ja a arte é um dos fatores determinantes para a definição de humanidade, o homem so começou a ser definido como homo sapiens apartir do uso de ferramentas e da arte, a arte pode ser entendida como um jogo onde os homens expõe suas vontades e sentimentos. Segundo
BROTTO, citando SOLER “Ao jogar não apenas representanos simbolicamente a vida, vamos além. Quando jogamos estamos praticando, direta e profundamente, um exercício de co-existência e de re-conexão com a essência da vida”. O artista então exprime toda a sua "bagagem" sócio-histórico-cultural em suas obras, Segundo MAUSS, "O corpo aprende, e é a sociedade específica em que ele vive, em seus diferentes momentos históricos e com sua experiência acumulada, que o ensina”, Na obra Original Fake o artista nos apresenta um pouco da sua personalidade, como o fascinio por caveiras, corpos e pela sociedade de consumo, fazendo ao mesmo tempo uma critica e uma homenagem a complexidade da vida social, onde tudo esta ligado por uma teia de relações sócio-culturais.


“O corpo é uma sintese da cultura, porque expressa elementos específicos da sociedade da qual faz parte. O homem, por meio do corpo, vai assimilando e se apropriando de valores, normas e costumes sociais, num processo de incorporação”.como conclui
DAOLIO, com isso o artista não ignora, nem rejeita a cultura pop e sim a incorpora a sua totalidade como forma de protesto, segundo BRACHT, V., "Não podemos simplesmente negar a cultura dominante, e sim permitir que a classe dominada, em dominado a cultura dominante possa reconstrui-la a partir de suas necessidades e interesses."


A Toy Art é um universo relativamente novo na arte contemporânea, um movimento que cresce a cada ano e já existem no mundo várias lojas vendendo series de brinquedos criados por grafiteiro, ilustradores e artistas plásticos. Algumas delas, porém, podem se dedicar a customização de um único personagem ou uma série de personagens. Com essa nova "midia" a arte chega mais perto da pessoa comum, a obra de arte tambem sofre o processo de "coisificação" e da fabricação em massa, transformando o que o artista tanto "pixava" em seu trabalho, jogando com o capitalismo, que BRACHt, V., conclui sobre o esporte de alta-performance mais podemos entender sobre a arte tambem, "...se busca jogar com e não contra o adversario, [...] estaremos na verdade descaracterizando, o esporte burgues, e lançando e criando com bases de um novo esporte, que, por sua vez, somente se consolidara com a criação."

Um Original Fake Dissected Companion de 1,20m (Black Version) custa a bagatela de U$4000, numa edição de 100 peças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário